quarta-feira, 21 de maio de 2014

NADA ME FALTARÁ



Arte de Eduardo Nasi

Qual a maior alegria de pobre? Ver sua despensa cheia. Preparar um rancho mensal. Tomar as estantes da cozinha com produtos. Não sobrar uma fresta de vazio, uma nesga de espaço. Enfileirar feijão, criar um exército de arroz, formar paredões de creme de leite. 

Falo com conhecimento de casa. Pobre mesmo se contenta em forrar o futuro. Como se uma guerra fosse começar e ele estivesse a salvo. Como se não precisasse sair nos próximos dias. Estará despreocupado, salvo da inconstância, protegido da instabilidade.

Transforma sua residência em abrigo antiaéreo. Num minimercado. Num almoxarifado.

Os mantimentos são um investimento. Suas ações na bolsa. Sua bolsa pesada. Sua carteira preenchida.

Tanto que não recebe a visita pela porta da sala, e sim quando abre as portas da despensa.

Provar que pode alimentar a família e amigos é seu maior contentamento. Despensa repleta significa o antídoto contra a fome, esperança contra a carestia, vingança a qualquer penúria ancestral.

A despensa é a geladeira a seco. É a avó do freezer.

Pobre mesmo não gosta de comprar todo dia, mas de fazer estoque.

Pobre mesmo não gosta de novela, mas de comercial.

Pobre mesmo oferece festa na segunda-feira.

Pobre mesmo somente se satisfaz duplicando produtos, criando berçários de gêmeos no alto dos seus armários.

A cozinha transbordando é sua euforia eleitoral. Sua eleição ganha. Presenteia a si mesmo com cestas básicas.

Só realizando mercado a longo prazo que produz a sensação de comando da vida. É aquele momento imperioso que manda no mês e não sofre com juros.

Alegria de pobre não dura pouco — porque ele não cansa de reparti-la. Quer ter para mostrar e dividir. Diferente do rico, que pretende ter para esconder.






Crônica publicada no site Vida Breve
Colunista de quarta-feira
21/5/2014

4 comentários:

Marone Brum S. disse...

Muito bom e a mais pura verdade!

Aline Pompermayer disse...

Eu ri! Muito minha família isso! :D

Anônimo disse...

ola

Anônimo disse...

Para ter seu amado(a) de volta em 24hs.

“Oh minhas 13 almas”. Benditas, sabidas e entendidas, e Tranca Rua das Almas. A Vos peço pelo amor de Deus, atendei o meu pedido que (fulano) Venha ate mim apaixonado, louco de desejo. Que ele queira Ficar comigo e me ame para sempre. Minhas 13 almas benditas E Tranca Rua das Almas a vós peço pelo sangue de Jesus que em Seu sagrado corpo derramou atendei o meu pedido que (fulano) esteja com muita saudade e venha até mim apaixonado, louco de desejo com muito; Carinho e respeito o mais rápido possível, esfrie os sentimentos dele por (nome da rival)..., Que ele tome nojo, se irrite c facilidade c essas pessoas, afaste do nosso caminho, que elas fiquem bem distantes de nós, que ele só se importe comigo, que nada seja mais importante do que eu. Amem.”Coloque assim que terminar a oração em 3 altares ou passe para 3 pessoas.