quarta-feira, 20 de julho de 2011

NENHUMA MULHER SE ACHA BONITA

Arte de Cínthya Verri

Toda mulher bonita não se acha bonita. Mesmo a mais bonita.

É alguma coisa que não agrada: a orelha, o pé, a mão. São detalhes imperceptíveis para a tripulação barbuda. Ou as veias estão muito saltadas ou as unhas quebram rápido.

Uma coisinha que somente ela nota.

E ela sofre duas vezes: quando alguém descobre e quando ninguém enxerga.

A segunda opção é a mais triste. Caso o problema passar despercebido, partirá do princípio de que é tão insignificante que não merece a atenção dos outros.

Toda mulher se vê filha única do defeito. E não é um defeito, mas uma cisma. A maior parte dos defeitos é superstição.

Talvez o martírio feminino venha do excesso de controle: ela se olha demais, e tudo ganha o dobro de importância. O homem se olha de menos, e nunca teve estrias e celulite.

Para a mulher, espelho é lupa. Para o homem, espelho é janela.

Uma espinha, por exemplo, quando descoberta por uma mulher torna-se o próprio rosto. O rosto não existe mais, somente a espinha, que é alisada a cada preocupação.

Mulher não se acha realmente bonita. Nem Brigitte Bardot antes. Nem Gisele Bündchen agora.

Mulher nenhuma no mundo é vaidosa; vaidade é a confirmação de um atributo e ela desconhece suas qualidades.

Mulher nenhuma acredita que é bonita, apenas disfarça que é bonita.

O elogio que recebe soa como ironia. A ausência de elogio soa como reclamação.

Arrumar-se de manhã para a mulher não é um prazer, e sim um pânico.

No fundo, ela se considera um encalhe. Jura que qualquer novo amor é resultado de compaixão ou cegueira masculina.

Mulher não nasce bonita, torna-se provisoriamente bonita (em sua concepção, a beleza dura apenas um dia).

Ela se monta por 24h, mais do que isso não consegue: carrega o medo de se desmanchar com a luz e desiludir a expectativa do próximo.

Seus cuidados são vinganças: à infância, ao deboche da família, ao bullying na escola.

Dentro dela, ela continua uma nerd. Guardará para sempre a imagem de menina inteligente e problemática, de gorda balofa, de desengonçada e fora do time, de alta girafa, de sardenta enferrujada, de vesga fundo de garrafa.

Não adianta convencê-la de que ela é linda, ela se acorda despenteada e nasce de novo, como se não tivesse vivido antes.

Não é falsa modéstia, sequer é modéstia, ela se percebe feia. Toda mulher bonita acredita que, no máximo, pode se ajeitar.

Em seus olhos, corre uma insatisfação permanente que não permite descanso e luto.

Se seus cabelos são lisos, ela gostaria que fossem cacheados; se são cacheados gostaria que fossem ondulados, se são ondulados gostaria que fossem crespos.

A beleza é uma conclusão. E toda mulher vive de dúvidas, toda mulher é uma pergunta. Uma insaciável pergunta.



Crônica publicada no site Vida Breve

52 comentários:

  1. Faz todo o sentido... rs... Não que eu seja bonita, mas me encontrei nesse texto várias vezes!!! rsrsrs... Principalmente na parte da "espinha que se torna o próprio rosto"! Sou exatamente assim! rs.

    Muito bom o texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, só queria saber oq vc faria para mudar isso, esse pensamento de toda mulher, quero ajudar uma amiga e precisa de ajuda.

      Excluir
    2. Oi, só queria saber oq vc faria para mudar isso, esse pensamento de toda mulher, quero ajudar uma amiga e precisa de ajuda.

      Excluir
  2. Também não é pra tanto né, neurótica demais...
    Tem muitos dias q nós nos achamos lindas sim!

    ResponderExcluir
  3. Esta crônica ficou deveras fascinante, senhor Carpinejar, tão profunda e verdadeira, como se fosse uma análise direta e discreta, um segredo oculto a respeito da mulher; achei este escrito formidável ;)

    ResponderExcluir
  4. Achei muito verdadeira. Acredito que nós mulheres temos muito disso mesmo.
    "O elogio que recebe soa como ironia. A ausência de elogio soa como reclamação." Bicho complicado...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, só queria saber oq vc faria para mudar isso, esse pensamento de toda mulher, quero ajudar uma amiga e precisa de ajuda.

      Excluir
    2. Oi, só queria saber oq vc faria para mudar isso, esse pensamento de toda mulher, quero ajudar uma amiga e precisa de ajuda.

      Excluir
  5. São verdades seguidas de verdades. Parabéns por essa sensibilidade invejável.

    ResponderExcluir
  6. O que a Amanda Ferreira disse acima só reforça o texto: "torna-se provisoriamente bonita (em sua concepção, a beleza dura apenas um dia)"

    ResponderExcluir
  7. Eu concordo plenamente com a crônica. Somos assim mesmo. E como eu sempre digo: "As únicas mulheres que se acham bonitas são as feias". =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc Akemi! Texto brilhante de um homem realmente inteligente.

      Excluir
    2. Concordo com vc Akemi! Texto brilhante de um homem realmente inteligente.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Gente, quase tudo bate comigo. Só não a parte da modéstia como você pode perceber, rsrsrs! Minha beleza costuma ser assim mesmo, tipo o lema do pessoal do A.A.: "Sempre um dia de cada vez"! hahahahahahaha

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Desde o dia em que li "Medo de se apaixonar" que este figura escreveu fiquei com um misto de medo, admiração e estranheza. Até então eu achava que mulheres entendiam melhor as mulheres, assim como homens estavam mais habilitados a entender outros homens. Mas não, surge o gaúcho pra provar que um homem pode ter uma alma feminina entender tanto uma mulher como ela mesma às vezes não consegue entender.
    Este texto é mais um raio-X femino.
    Ainda não sei se devo sentir apenas medo (por me identificar tanto) ou tranquilidade (por me identificar tanto, rs).
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  12. Gostei do texto mas eu teria um pequeno ajuste a fazer: uma mulher bonita, quando não tem seu defeito notado, o sentimento dela é outro. Ela se sente uma fraude. E fraude sabe como é: é descoberta sempre na pior hora e na pior situação. Por isso e que as mulheres se adiantam nas críticas: para não serem pegas de surpresa e acusadas impiedosamente de "falsa bonita enganando todo mundo!"

    ResponderExcluir
  13. quem é vc?? saia da minha mente já!!!! rs
    ótimo! parabéns!
    Carla

    ResponderExcluir
  14. E minha ex-namorada tem os olhos supergrandes... e nos atrasava porque precisava passar lápis pra diminuí-los... era até engraçado porque não havia como fazê-la entender o quanto acho lindos aqueles grandes olhos, justamente o que ela menos gosta em si mesma...
    Acho que as mulheres não entendem como a gente é capaz de se apaixonar por esses pequenos "defeitos"... pelo menos não a minha ex-namorada...
    saudades dela... belo texto...

    ResponderExcluir
  15. Interessante, mas agora fiquei com trauma de ter nascido mulher! hehehe

    ResponderExcluir
  16. Como assim? Eu sou linda e me acho linda!!!

    rs...e mt modésta também!!!
    Um beijo sou sua fãzassa.

    Dri

    ResponderExcluir
  17. Bela tentativa de desvendar o universo feminino, mas ainda não foi dessa vez...
    Um bj

    ResponderExcluir
  18. Assisti no Jornal do Almoço tua entrevista sobre o dia do amigo.Gostei muito.principalamnte aquela que vc diz que " o amor as vezes vem pelo avesso das coisas..."!
    Um abraço p vc e outro p sua esposa.Admiro vcs dois.De longe...rsss...

    ResponderExcluir
  19. Adorei! Sim nos mulheres somos contradição pura.Quando dizemos não queremos dizer sim! Hoje um amigo me disse " Pq as mulheres são tão complicadas, sim concordo. Nem nós nos entendemos. Somos modernas mas queremos casar! Ficamos afetadas com um final água com açucar de filmes romanticos. E ao mesmo tempo que levamos tanto tempo para podermos votar, para trabalhar fora, para não ser só uma simples dona de casa e granhar espaço na sociedade somos escravas dos padrões de beleza, temos que ser mãe, esposa/namorada, profissional, amiga...e linda. Acumulamos funções. Amélia não era a mulher de verdade, mas teve sorte talvez. Nos temos que nos descobrir ainda, sou feminista, mas acho que existe ainda muita mulher machista. Explico: quando nós mesmas julgamos outra mulher, apontamos sua celulite, ou apontamos um casal quando um homem é bonito e a mulher é "feia". Beleza vem de dentro.Que se dane a celulite!!! Não podemos fazer de pequenos defeitinhos martírios.
    Brilhante Fabrício! Mais uma vez parabéns!!

    ResponderExcluir
  20. Não vejo como um problema buscar a perfeição, o problema é fazer desta procura o único objetivo da vida.
    As dúvidas femininas alimentam as curiosidades masculinas. Assim, um tenta entender o outro e o jogo continua pra sempre...

    ResponderExcluir
  21. Ótima crônica! Mas como ficaria a indústria da beleza, se as mulheres se aceitassem mais? A mídia bombardeia as mulheres com padrões de beleza inatingíveis. A maioria acaba se iludindo com esses padrões. Uma minoria consegue viver bem sem entrar no jogo consumista.

    ResponderExcluir
  22. posso falar? boa parte é modéstia, sim. em sua maioria. e posso falar de novo? tenho muita paciência pra essas coisas não.. mas elas não deixam de ser lindas, afinal.

    ResponderExcluir
  23. "Para a mulher espelho é lupa" essa é a verdade maior. Eu me acho bonita e gosto de estar bonita. No dia em que eu acordo mal, nem me olho no espelho! Espelho é um amigo que só nos diz verdades.

    ResponderExcluir
  24. E que texto fantástico este! E assustadoramente verdadeiro tb! rsrs
    Me econtrei nele várias vezes, repassando cada defeitinho e tentando colocar um cachinho teimoso no lugar enquanto terminava de ler...
    Acho que por vezes até acreditamos sim que somos bonitas (eu acredito! não todos os dias, mas acredito...), mas é sempre divertido ouvir alguém mais dizer isso, não?!

    ResponderExcluir
  25. ótimo texto. Achei que só eu me sentisse assim... ainda bem que o marido discorda sempre. abs Jórgia

    ResponderExcluir
  26. Meu trecho auto-identificado: "No fundo, ela se considera um encalhe. Jura que qualquer novo amor é resultado de compaixão ou cegueira masculina."

    Mulher vive de auto-estima. Principalmente da falta dela.

    ResponderExcluir
  27. É bem assim que me sinto, qualquer coisinha que percebo, já se torna uma grande coisa. E se alguém também percebe, daí sim que fico com aquilo na cabeça. hahaha
    Parabéns! Texto perfeito!

    ResponderExcluir
  28. Carpinejar!!?Confessa pra mim tu foi mulher em outra ou várias encarnações né?O que posso dizer do teu texto?Perfeito acho uqe nem uma mulher escreveria ele melhor.
    Parabéns!
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  29. =( Eu não quero me sentir feia... Mas você definiu o que sinto (mesmo não me encaixando no título - 'Toda mulher bonita...'). Bom mesmo seria que todos pudessem enxergar a beleza particular de cada um. Mas acho que essa coisa começa quando começamos a encontrar a nossa própria beleza. Será que a gente chega lá?

    Beijos

    ResponderExcluir
  30. meus grandes olhos me traem e procuram os seus guilherme... tbm sinto saudades!!
    Tânia - a ex-namorada

    peço licença a vc Carpinejar pelo comentário, mas a vontade de responder foi maior!
    parabéns pelo que escreve!

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Depois de ler isso começo ate achar que talvez eu seja bonita .

    ResponderExcluir
  33. Escrevi um texto (Maria Photoshop)comentando esse seu texto: http://cadeaminhavida.blogspot.com/2011/07/maria-photoshop.html

    ResponderExcluir
  34. A auto-imagem negativa não é apenas "frescura de mulher". O documentário "Killing us Softly" (http://video.google.com/videoplay?docid=-1993368502337678412) de Jean Kilbourne (http://jeankilbourne.com) apresenta uma boa explicação para tanta dúvida e insatisfações.
    Vocês homens que são sensíveis e não entendem as dúvidas femininas, defendam modelos femininas reais (isto é, sem photoshop) e representações mais respeitosas das mulheres como pessoas e não objetos, ao contrário do que costumamos ver normalmente em Playboys e afins...

    ResponderExcluir
  35. Perfeito!
    Como é difícil encontrar um homem que enxergue tão perfeitamente a alma feminina!
    Seus textos são ótimos, sensíveis e ao mesmo tempo instigantes.
    Parabéns!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  36. Depois de refletir sobre esta crônica, cheguei a conclusão que não se achar bonita é uma forma inconsciente de driblar o medo que temos de nossa sexualidade. As mulheres que não são reprimidas sexualmente se acham lindas.

    ResponderExcluir
  37. Se existir uma mulher que não se comporte dessa forma, deveria ter nascido homem. rsrs
    Confesso que as vezes somos de um exagero sem tamanho, mas tudo isso é em virtude de algo maior: o consumismo, os padrões de beleza e o bombardeio de "dicas" de como ser como aquela atriz global.
    Claro que nem elas se acham lindas, mas para nós - pobres mortais anônimas - elas chegam bem perto do que aprendemos como ser o significado de beleza.
    As vezes eu me sinto maravilhosa, outras vezes gostaria de ficar dentro no meu quarto sem ver ninguém. Para mim, a beleza está diretamente ligada ao modo como estou me sentindo.
    Se estou bem, estou linda. Se estou triste, magoada, com TPM, me sinto menos linda (hehe) e tenho que passar o dia cuidando para que a minha máscara não caia e mostre a todos como estou de verdade.

    ResponderExcluir
  38. adorei esse texto tem td a ve comigo.era disso que eu estava precisando,da verdade
    bjos:abrigado por me fazer me entender.

    ResponderExcluir
  39. Verdade, somos uma pergunta insaciável, e que vive mudando a ordem das palavras... rs
    Ainda bem que existem os homens para afirmar... ahahah

    ResponderExcluir
  40. Mulher é uma desgraça!
    Quando não tá se achando feia, está de TPM ou se comparando com a outra.
    Tem dias que nem eu me aguento.
    é por isso que eu amo os homens.

    ResponderExcluir
  41. interessante tudo isto, entrei para pesquisar pq estou com um pepino do tamenho de um bonde, conheci a guria quando tinha uns 18 anos era toda bonita, uma gatinha perfeita devido a alocool, noitadas e muita cocaina esta complicando, com 27 anos e toda hora esta se auto afirmando, lamentavelmente para tentar ajudar tive que mostrar algumas fotos do que a droga e alcool estava fazendo com ela e agora minha vida virou um inferno tenho que escutar a todo isntante que esta, linda, bela, maravilhosa, gatinha, gostosa, que todo mundo olh que todo mundo mexe e tudo mais que vcs possam imaginar e agora o que eu faço, fui atras do prejuizo e comecei a perguntar para outras moças, como funciona as coisas e me disseram toda mulher se acha feia quando ela se "achando" é porque ela ja não esta se aguentando de se achar tão feia e pelo que li np texto e nos comentarios é isto mesmo, mulher nao se acha bonita se acha feia, quando fica se auto afirmando é pq a coisa esta complicada.

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir