domingo, 17 de abril de 2016

O SEXTO SENTIDO DA NOIVA



Toda noiva tem um sexto sentido apurado, é uma bruxa do amor. Antes de casar, tem a visão privilegiada de que a relação será para sempre ou por alguns meses.

Já convivi com amiga divorciada que garante que enxergou o fim no início. Marcou o casamento, e previu que iria se separar mais adiante. Captou o papel timbrado do divórcio debaixo da transparência do véu, escutou o martelo do juiz da Vara de Família dentro da marcha nupcial da igreja.

Com o poder mediúnico feminino, ampliado pela tragédia iminente, a noiva insatisfeita realmente carrega uma marca secreta, um sinal na testa, uma pinta do divórcio anunciado no rosto.

A profecia nem sempre conta o apoio da consciência. Ela somatiza a precariedade de futuro do relacionamento, só que não deseja pôr fora tudo o que gastou e dedicou para manter o laço.

Quanto maior o investimento, maior será dificuldade de dizer a verdade. Quanto maior o envolvimento das amigas, maiores serão a indiferença do noivo e o desastre.

É o caso de uma comédia romântica sem roteiro e com os efeitos especiais garantidos.

A premonição acontece com frequência após longa duração do namoro. Como fica chato renovar o flerte para novos cinco anos, o altar surge como uma fatalidade social. O matrimônio é mais uma conseqüência do tempo de serviço do que uma escolha madura.

O parceiro não tem culpa. Não cometeu nenhum erro, apenas não é o homem necessário. Pode ser um bom partido, o que não significa que desfruta de condições para governar. Apresenta-se na pele de par perfeito para namorar, jamais para casar - há um grave contraste entre as duas naturezas.

A noiva sacerdotisa não consegue vislumbrar uma longevidade afetiva ao seu lado. Não é o tipo para criar filhos e cumprir projetos de realização pessoal. Trata-se de um sujeito agradável para programas a dois, viagens e passeios - quase um amigo íntimo, ideal para dividir a mesa, não o suficiente para dividir a cama pelo resto da vida.

A indecisão próxima da data da celebração pode ser confundida com ansiedade e nervosismo pelos outros, porém os sentimentos indefinidos são meros disfarces da melancolia. Não é complicado o diagnóstico. Sempre que alguém pergunta se ela está feliz, não responderá de bate-pronto, piscará e demorará para sussurrar um chocho sim. O suspense é o vírus inoculado da desconfiança. Não há taquicardia, fé, emoção durante o noivado. Segue um contrato de expectativas com pouquíssimas gafes e surpresas. A véspera possui o gene da monotonia de uma relação antiga.

Inclinada a não decepcionar os familiares, talvez termine casando por teimosia, arraste a insatisfação por alguns anos, insista na convivência, despreze os indícios, force os pesares goela abaixo, mas experimentará, inevitavelmente, a amarga sensação daquele torcedor que pressente a derrota vexaminosa do seu time e, mesmo assim, comparece no estádio e aposta na goleada de sua equipe.

Publicado no jornal Zero Hora
Caderno Donna p. 30
Porto Alegre, 16 e 17 abril de 2016.

2 comentários:

May disse...

Caramba!!!! Vc escreveu isso para mim. Sem mudar uma frase sequer. Aconteceu comigo. E minha premonição se cumpriu, exatos dois anos depois. E quer saber? Que alívio!

Anônimo disse...

Na noite do meu casamento, assim que encontrei o noivo vestido me esperando de branco, eu pensei: isso não vai dar certo!
Dois anos depois eu estava divorciada.