segunda-feira, 30 de maio de 2016

NOJO



Tenho nojo de ser homem, tenho medo de ser pai. A adolescente de 16 anos vítima de estupro de 33 homens no Rio de Janeiro não me permite mais dormir, muito menos acordar. Fico como um zumbi sem vontade de sair para a rua, de falar com a família, de conversar com os amigos. A vida me roubou o respeito para sorrir. Meu sorriso morreu. Meu sorriso não tem mais graça. Pois uma criança dentro de uma mulher não terá mais infância para sorrir. Nem maturidade para chorar.

É a impunidade gloriosa: dopam e estupram, estupram e se revezam, e ainda mostram o objeto do estupro como um troféu na web e ninguém é preso imediatamente. Os agressores zombam, debocham, escarnecem sobre a fragilidade da vítima. Culpam a vítima por ser distraída e crédula. Culpam a vítima por ser mulher. A truculência vem sendo única razão nesta terra sem leis e sem prisão.

Não dá para ser mulher no país. Não dá para ser decente no país. Não dá para ter alma neste país. Ela se tornou um lixo, uma boneca com a sexualidade esfaqueada centenas de vezes, uma presa da mais insana misoginia. Que covardia pode ser maior que esta? Era menor, era indefesa, foi drogada, foi encurralada, não tinha como escolher, não tinha como se defender, não tinha como gritar, não sabia onde estava.

Por mais que tome banho, não se lava a memória. Poderia ser a minha filha. Poderia ser minha mulher.

É um ex-namorado que leva a uma emboscada, é um bando de animais brincando com armas, rindo de matar, rindo de ferir, rindo de abusar, rindo de destruir alguém. A brutalidade ri dos inocentes, o machismo ri dos direitos humanos. Enquanto a gargalhada da violência for maior que o gemido, for maior que a nossa dor, for maior que o nosso não, for maior que o nosso pedido de socorro, não me chamem mais de brasileiro. Deixou de ser uma nacionalidade, é uma acusação.

4 comentários:

Maria Teresa Valente disse...

Sim, a sua sensibilidade aflora neste desabafo: "NOJO"!
"NOJO" temos da Justiça que nada faz!
Não dá para ser mulher neste país, onde aceitam e culpabilizam a mulher, pelas agressões que sofre, onde os agressores, coitados, são vítimas do sistema, precisam passar por tratamento ou lhe dão a impunidade sem a menor cerimônia, a culpa sempre é da mulher!
Fabrício, vou publicar em meu blog, com os devidos créditos...
Infelizmente é a realidade que vivemos!
Obrigada, abraços carinhosos
Maria Teresa

Maria Teresa Valente disse...

Acabei de postar e agradeço http://www.teceramor.com/2016/05/nojo.html

cadicha disse...

Fabrício, essa foi de chorar!!! Doeu pra burro!! Ninguém conseguiu descrever de maneira tão contudente essa tristeza, essa barbárie...
Aqui de Ottawa, com o coração apertado, mais uma vez reconheço tua grandeza em defesa de causas tão nobres!
Esse teu POST deve ser discutido em sala de aula, ensinado aos meninos desde a tenra idade para que sejam protegidos de perpetuarem ódio e escárnio junto às mulheres.
Fiquei pensando se esses pobres diabos alguma vez tiveram o afeto e o carinho de mães, irmãs, avós, tias, primas, professoras, enfim qual é o entendimento do universo feminino dessas criaturas. Não os comparo a animais, pois os animais agem primitivamente em busca de alimento ou diputa pela fêmea, desconheço brutalidade dessa no reino animal!!!

Mirtes Stolze. disse...

Boa tarde Fabrício Carpinejar.
Li a suas postagem no blog de Maria Teresa.
Vim conhecer quem era esse homem nobre que tinha relatado da melhor maneira que eu li sobre a ocorrência desse barbaridade. Para as pessoas que tem carácter foi algo nojento, mais infelismente para muitos foram motivo de zombaria, escarnio, e ainda pior oportunidade de colocar a culpa nesse propria menina. Não está se julgando a conduta dela, e sim o crime cometido, mas acho que não é a assim que a sociedade está pensando, estou ouvindo tanta barbaridade sobre o caso, que não estou só com nojo dos bandidos, mas de todos que de alguma forma ainda os defendem. Ela não merecia o que aconteceu, ela é a vitima, os homens é que foram uns covardes, se é que podem ser chamado de homens, nem de animais, pois ate os bichos muitas vezes são mais racionais. O mais interessante era que a uns anos eu defendia os direitos humanos. Na semana passada um colega de trabalho me perguntou se fosse eu que os prende-se como seria a minha conduta ? Fiquei chocada com a minha propria reação, pois meu primeiro pensamento era que eles deveriam sumir misteriosamente rsrs, logico que depois o bom senso voltou, não podemos deixar de agir corretamente mesmo diante desses elementos e eles deveriam serem entregue para que a justiça pudesse ser feita. Mas o que ocorre é que estamos diante de tanta impunidade que as vezes nem acredito que esses maginais pagaram pelo crise praticado. Enfim meus parabéns pela bela postagem. Uma abençoada semana. Abraços.