domingo, 5 de julho de 2015

PERGUNTAS DE CRIANÇA

Arte de Roberto Matta

Adoro as dúvidas infantis. Crianças, entre 2 e 10 anos, realizam o bombardeio de 300 perguntas por dia.

Por que chove com sol?

As baratas têm antenas para assistir tevê?

Por que cachorro mia quando se machuca?

Por que o espelho não tem um outro lado como a janela?

Onde caem os passarinhos quando morrem?

Todo gato é homem porque tem bigode?

Como é que dentro do ovo não tem um pintinho?

Por que a voz não sai quando gritamos no pesadelo?

Como os peixes respiram debaixo da água?

Onde termina o céu?

Respondo todas as perguntas de criança com prazer, com curiosidade, com alegria pela observação engenhosa. Mas há algumas questões que não tenho como dar uma resposta e que só resta me calar.

Nem eu entendo.

Fiquei olhando para o infinito, triste, quando uma menina me perguntou em uma palestra: Por que os meus pais estão casados se são infelizes e vivem reclamando um do outro?

Ouça o que falei na manhã dessa sexta-feira (19/6) na Rádio Gaúcha programa Gaúcha Hoje, com Antonio Carlos Macedo e Jocimar Farina:

Nenhum comentário: