Duas gurias trocavam confidências na janela do bar Ocidente. Pensei que estivessem falando eslavo, alemão, russo, não definia a língua. Do mundaréu de chiados, saltavam palavras como saudade, vingança, grosseria, que me abrasileiravam de novo. Era mesmo português, mas modo queda livre.
Fui notando que mulheres conversam assim, com o triplo da velocidade de um papo masculino. São como feirantes vendendo os abacaxis e os morangos dos relacionamentos. Emendam cenas, comentam o passado, atalham o futuro, zoam e se confortam em seguida. Evidente que a explicação para o excessivo conteúdo em poucos minutos é que estavam com a conversa atrasada. Não vale, mulher já nasceu com conversa atrasada.
É impraticável acompanhar ainda que seja o próprio idioma. Tonteei somente de olhar.
O que me leva a crer que – pela comparação – toda esposa se comunica com o marido como se ele fosse um retardado. Lenta, maternal, didática. Chega a apontar para facilitar o entendimento. Apenas aumenta a rapidez do raciocínio na briga, daí não adianta, ninguém escuta mais.
O que me leva a comprovar a aptidão da fêmea para iniciar diferentes assuntos e não terminar nenhum. Mulher acumula inícios. O homem tem dificuldade de começar, por isso é absolutamente linear e monotemático. Quando seu macho fala de futebol, vai falar de futebol até o fim. Perca a fé de que ele possa mudar o tema e o canal.
O que me leva a entender o hábito bem irritante da mulher de fazer xixi de porta aberta. Ela não pretende interromper a conversa. Nunca. De forma nenhuma. Pra quê? É a sua diversão, com ou sem motivo. Xixi é irrelevante perto da possibilidade de esmiuçar dilemas de seu dia e fofocar sobre o trabalho.
Tanto que há um silêncio mortal no banheiro público masculino e um alarido descomunal no feminino.
Minha namorada entra no toalete de nossa casa e continua papeando. Dispensa licença. Nos primeiros momentos, ficava mudo, esperando que ela terminasse. Mas ela gritava: – Não tá me ouvindo? E me obrigava a responder, apesar do barulho da descarga e da torneira.
Como qualquer barbudo, eu fracasso na adoção de sua mania. Tenho problema de conversar enquanto tento acertar o alvo, operação que desprende concentração e domínio total das forças. Naquela hora, não presto para oferecer conselhos, ser simpático, muito menos dizer “eu te amo”. O alívio do esguicho altera a dicção, vem um gemido do fundo do pulmão. Falta tecnologia mesmo no corpo.
O que me leva a concluir que não tem jeito; sou burro como uma porta fechada.
Publicado no jornal Zero Hora
Interino de Luis Fernando Verissimo, p. 2, 1º/11/2010
Porto Alegre (RS), Edição N° 16506
36 comentários:
"O alívio do esguicho altera a dicção" isso é verdade, não há como ser claro e coeso durante esse momento.
Boa crônica.
Abraço.
hahaha excelente! Aqui em casa também é assim, tenso esse hábito delas...
A teoria faz sentido, algumas mulheres atribuem ao ato de conversar valor maior que o pudor das necessidades fisiológicas demandaria. O que não desculpa a indelicadeza para com maridos e filhas(os).
Carpinejar,
Você chegou ao "x" da questão: o fato da mulher fazer xixi de porta aberta denota nossa capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo.
Somos multifuncionais por natureza!
Belo texto!
http://omundoparachamardemeu.blogspot.com/
É aquela velha história que os homens fazem uma coisa de cada vez e as mulheres algumas poucas ao mesmo tempo.
Muito boa a crônica.
Abraços, Má.
____________
http://www.odeavida.blogspot.com/
Bôa!!! D+ sua sacada!!! Mandei meu marido ler, para ele parar de reclamar e, simplesmente, me entender e aceitar o meu jeitão, q na verdd não é só meu...
Hahahahaha...
Sucesso para vc!!!
Bjsssss
Eu fecho a porta e suspendo a conversa. Sou a exceção, portanto.
Coisa mais verdadeira não há...
;)
Poxa vida, descobriram toda a verdade!! :)
Amei.
"Mulheres conversando, comentam o passado, atalham o futuro, zoam e se confortam em seguida" Fabro, não tem como n te admirar muito!!!
Eu sou bem a mulher q faz xixi e continua falando, minha filha, às vezes, me odeia por isso, hahaha
bjos
"Mulher acumula inícios..." Perfeito!
Vc é o melhor no quesito "detalhes"!
Admiração imensa pelo seu trabalho!
Forte abraço!
Texto maravilhoso. Não consegui conter a risada alta. Poucos homens alcançam a sensibilidade de conhecer as mulheres.
Parabéns pela forma como escreves. É maravilhoso.
Sensacional!!! ahahaha
HAHAHAHAHA caraca, sensacional!
Nós, mulheres, falamos muito... e muito rápido, e com todas ao mesmo tempo. Basta ficar uns 3 dias sem falar com a amiga/amigo.
Como vc mesmo escreveu: "Mulher acumula inícios..."
=)
Às vezes, sinto, que qdo o melhor amigo da mulher é homem, ele não consegue acompanhar.
Boaaaa sacada!
Adoro suas crônicas.
Não só fecho, também tranco a porta! E detesto conversas gritadas! rs...Acho que sou meio homem!
Mas a teoria procede.
Muito bons seus textos.
Maravilhoso!! Mas devo dizer que eu ODEIO fazer xixi de porta aberta. Salvo raras exceções em que estou em minha casa. Agora, a concentração para mira foi a melhor. Adorei!!
Mulher adora dizer como se sente né? Até admitir como faz xixi.Só pra dizer eu faço assim,eu faça assado. Uma enorme necessidade de auto-afirmação.Pecamos pelo excesso.
Até o pensamento trava um pouco na hora de esvaziar a bexiga! Acho que em nós, homens, o xixi produz um certo êxtase...
Adorei a frase final, assim como o texto todo, haha.
Adorei!!! Finalmente alguém escreve sobre o xixi de porta aberta e a necessidade de comunicação de nós, mulheres. Há tempos leio teus textos e vivo 'retuitando' frases tuas. Abração de fã!
Vc foi ao ponto já tinha tentado explicar esse nosso funcionamento (das mulheres) pra meu marido e ele nunca entendia e agora vendo o lado de vcs (homens) também passo a entender melhor.
Rapaz vc tem que abrir um consultório, vai impedir algumas guerras.
Não são só as mulheres que fazem xixi de porta aberta. Os homens também. Acho que é um hábito da infância que persiste, quando nossas mães diziam para não fechar a porta.
Por Deus, como ri com esse texto. Fui aos soluços. Kkkkkkkkkkkk! Mto bom!
Dizem que Chico Buarque entendia as mulheres melhor que ninguém...
O ULTRAPASSASTE DE LONGE!
Só um pequeno detalhe: sou como a Fátima lá de cima a excessão; quando vou ao banheiro, fecho a porta, passoa a chave e abro a torneira.
Nem minha mãe saberia o que se passou lá dentro.
BELÍSSIMA CRÔNICA, mais uma vez!
:-) Esse é o único lugar que preciso de silêncio e algumas revistinhas.. rssss.
Também não me ajeito com conversas na hora da meditação. Mas que nós mulheres já nascemos com a conversa atrasada isso é!!!! E precisamos mesmo conversar "maternalmente" com nossos amores sim... senão vocês não entendem!!! :-)Adorei o texto!!!!
adoro deixar a porta do banheiro aberta, pra conversar e escutar a conversa dos outros, não perder nada do que se passa lá fora, nem que seja por este instante. No interior fizemos uma casinha pra descansar e levar amigos, quando tomamos uma cerveja e a mesa está cheia de muita conversa, quem vai no banheiro não perde a prosa. Colocamos uma porta de buraquinhos, arejada e comunicativa... hahaha, muito inspirado na realidade feminina seu texto, que sensibilidade tem com suas observações do nosso mundo meio complexo! PArabéns, você é demais!
Eu sou sua fã...
Tudo de bom esse texto! :)
Estou adorando conhecer sua arte, e cada dia que passa tanto suas telas quanto seus poemas, encontro afinidade com a minha própria manifestação artística. Moro no interior de MG, e como vc acha que posso descobrir se existe algum potencial sobre oq eu produzo, já que aqui fico tão isolada e a internet, apesar de ser uma porta muito grande ao mesmo tempo que isso facilita, isso dificulta, pq é difícil inciar, não sei como fazer isso oq vc acha disso? @helenmmartins
De minha parte, falo pouco,e xixi na frente dos outros acho é mto feio!
Massss...conheço quem leva o telefone pro banheiro pra continuar falando...uó! rs
Gosto mto de vir aqui ler o que vc escreve!
Abraço ai!
Eu estava no Ocidente, no dia do seu aniversário, na janela e conversando...só que com um rapaz.
Não foi desta vez que virei crônica.
òtimo texto!
Sucesso!!!
Adorei... Fazer xixi de porta aberta pra NÂO ter que interromper um bom papo é beeeem a nossa cara...rs!
Como disse alguém neste espaço, é verdade! Quando temos um amigo homem a impressão que temos é que ele não consegue acompanhar tudo, até que ele alcance nosso pensamento pra dá uma opinião,já nos perdemos em meio a nossos pensamentos e queixas...
Outra mulher não, no começo da conversa ela já sabe o que nos responder. Ainda assim dois homens são os meus melhores amigos, hahaha.
Aline
acho que eu nunca fechei a porta!!!
HAHAHAH
será que tu vai olhar meu blog?
www.escrevendo-nachuva.blogspot.com
Sou mulher, mas nesse aspecto pareço homem: preciso de concentração pra fazer xixi. rsrs..
ODAIR
AMO MULHER QUE FAZ XIXI DE PORTA ABERTA,PRINCIPALMENTE AS QUE FAZEM DE PERNAS BEM ABERTAS,BEM ALTO E EM BOM SOM, E AS PELUDAS.
UMA CENA DESSAS, E UM SOM DESSES. NÃO TEM PREÇO!
Postar um comentário