domingo, 25 de novembro de 2012

QUASE PERFEITO — Consultório sentimental de Carpinejar

AMOR DE PESSOA
Arte de Tony Cragg
“Carpinejar, socorro! Conheci uma mulher pela internet, houve muitas conversas, ela estava extremamente empolgada sempre com a situação, assuntos diversos, inclusive intimidades. Finalmente fui conhecê-la pessoalmente, porém a empolgação dela parece que desapareceu, rolaram uns beijos e carinhos de ‘adolescente’, fiquei na casa dela, conheci a família. Em público, nada além de segurar as mãos discretamente. Segundo ela: ‘Sou um amor de pessoa’. Mas ela se afastou e não sabe explicar. Como devo reagir sem ser um chato? Como manter a história sem perder para seus medos? Abraço Xico”

Querido Xico,
 
Quando uma mulher nos chama de amor de pessoa, ela já não tem nenhum interesse.
 
Amor de pessoa é o mesmo que chamá-lo de simpático, é um esforço educado. Não traduz encantamento, atração, enamoramento.
 
Amor de pessoa é criação de tia, tem uma carga assexuada.
 
Amor de pessoa é uma declaração de amizade.
 
Amor de pessoa é dizer que a família lhe adorou, só que não houve química.
 
Amor de pessoa é a afirmação de que não ficarão juntos, apesar dela gostar de sua companhia.
 
Não existe como namorar por antecipação, por dote na linguagem. Impossível acertar um relacionamento antes de se conhecerem.
 
Sei que vocês tiveram uma longa troca de mensagens e de conversas virtuais. Sei que confessaram suas vidas como se fossem feitos um para o outro.
 
Mas escrever é amizade, só se encontrar pode ser amor. Escrever é vontade de ser feliz, não significa felicidade.
 
A palavra não é fiadora da eternidade.
 
Ela criou uma expectativa contigo que não se confirmou. Ficou desapontada com a própria idealização. Ainda tentou experimentar a possibilidade com beijos e carinhos.
 
É muito natural a frustração após demorado e sonhado envolvimento. Não é problema seu, não é fácil mesmo criar uma ligação apaixonada de pele, de rosto, de beijo.
 
As coisas são simples: quem ama não se explica e permanece ao lado, quem não ama também não se explica porém se afasta.
 
A falta de explicação no caso é que ela desejava evitar a grosseria do fim abrupto. Está constrangida das promessas românticas que escreveu e não levou a cabo. Prometeu namoro e não contou com resposta do corpo.
 
Todos afirmam que a aparência não faz diferença, faz sim, escolhemos nosso par por aquilo que ele representa.
 
Ela tem o direito de se desagradar. De voltar atrás. De recuar. De mudar de opinião. Não tem como convencer alguém a gostar da gente.
 
O melhor para nós talvez não seja de nosso agrado.
 
 
Publicado no jornal Zero Hora
Coluna semanal, Caderno Donna, p. 26
Porto Alegre (RS), 25/11/2012 Edição N° 17264
Preservamos a identidade do remetente com nome fictício.

7 comentários:

Anônimo disse...

Assino embaixo o que Carpinejar disse, quando eu me aproximo de alguém rapaz e algo não sai como eu esperava é esse termo que uso,''você é um amor de pessoa, mas vamos ficar na amizade.''Usar esse termo parece mais fácil, pelo menos a pessoa se sente especial.

Anônimo disse...

[...] de algum* rapaz [...]

Camila disse...

Vim dizer que estou lhe seguindo.Adoro vir aqui.
Bj

Jeferson Cardoso disse...

Incrível a cumplicidade que criou com o Xico. Você o acolheu. Se ele tinha angustias, certamente foram dissipadas... Parabéns, consultor! Fabrício, a propósito, por acaso, quer ver onde a coisa está russa?>>> O http://jefhcardoso.blogspot.com anseia por um comentário de sua parte. Abraço!

Uágno Limma disse...

Depois do "amor de pessoa" vem o: "sei que vai encontrar alguém que goste de você como você merece" e finaliza dizendo: "quero muito continuar sendo sua amiga". É o mesmo que dizer a um paciente terminal, na iminência da morte, que isto é apenas uma passagem, que Deus nos espera no paraíso, dane-se o paraíso! Eu quero é ficar vivo.

ganhar dinheiro disse...

parabens pelo belissimo blog, acompanho o mesmo desde 2010, recomendo a muitas pessoas. Parabens

Anônimo disse...

carpinejar, por favor, pare de escrever textos para jovens garotas adolescentes. eu gosto de estar com elas, mas elas andam acreditando na sua idealização babaca do amor e essas delongas todas de quem transou pouco ou teve 2 ou 3 parceiras.