terça-feira, 23 de julho de 2013

DOIS ENGRADADOS DE LEMBRANÇAS



Trinta e sete anos resultaram em vinte e quatro caixas.

Meu amigo Daniel Scola empacotou sua vida para casar. Mudou-se para casa nova com a namorada Gaby.

Tudo o que viveu entrou em vinte e quatro caixas, tudo o que economizou, tudo o que recebeu e ganhou, tudo o que não soube jogar fora, tudo o que é.

– Eu sou vinte e quatro caixas! –, ele me repetia.

Scola estava feliz, porém ainda inconsciente da própria felicidade, ainda com o riso atrasado.

Experimentou a solidão de descer todos os livros, CDs, objetos para o frete.

Não deixou ninguém ajudá-lo a embrulhar suas coisas. Era um ritual de passagem. Foi se despedindo do passado, das lembranças do colégio, dos amores antigos, das tristezas, das medalhas, dos boletins.

Suspirou, bocejou, gargalhou como se fosse louco, absolutamente desacompanhado.

Viajava longe sem sair do lugar. Lembrar é viajar com a roupa do corpo. Os braços doeram, as costas doeram, as pernas doeram pelos sucessivos deslocamentos imaginários. Estar em vários tempos dentro de si cansa.

Mas não abdicou de realizar o translado sem ninguém. Ninguém mesmo. Nem parentes nem amigos. O corpo precisava acompanhar a exaustão da mente.

Urgia superar o passado antes de se virar para frente. Quem se casa depende de um momento sozinho com seus fantasmas.

Organizou seus pertences com a obsessão de um bibliotecário, marcando o conteúdo com hidrocor, isolando o papelão com fita.

– Sou vinte e quatro caixas – ele buscava se convencer.

Assim como concluímos, quando jovens, que a festa tinha sido boa pelo número de cervejas que bebíamos, Scola não parava de se gabar das vinte e quatro caixas.

– Minha vida consumiu dois engradados de lembranças, não foi mal, hein?

Quando ele colocou as bagagens reunidas na sala, disse que agora pediria ajuda para Gaby.

– Cansou?, perguntei.

– Não, é que, quando ela me ajudar a abrir as caixas, ela entrará para sempre em minha memória, na minha infância, na minha adolescência, vai se infiltrar definitivamente em minha história. Vou mostrar as fotos, explicar o que são meus objetos de estimação, perguntar onde podemos colocar. Não serei mais solteiro para recordar.

Daniel Scola descobriu que se mudar é guardar sozinho para abrir a dois.

E, no final, arrebentar as caixas e desistir de separar as vivências. Nunca mais saber o que é dele ou dela.




Publicado no jornal Zero Hora
Coluna semanal, p. 2, 23/07/2013
Porto Alegre (RS), Edição N° 17500

5 comentários:

Ritinha disse...

Oi... Depois de ler isso fiquei aqui pensando em minha caixas... Quantas delas usarei.... Meu Deus! E está bem próximo.
Bjs
Ritinha

Borboleta disse...

Quanto mais leio seus textos, mais me apaixono por eles. E mais descubro sobre mim, sobre a vida, sobre as pessoas, sobre o amor. Muito obrigada por dividir sua alma. Grande beijo.

Y.N. Daniel disse...

Tenho uma visão completamente diferente da dos seus textos, mas gosto de lê-los.

NaNe disse...

Lindos textos!

Anônimo disse...

acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS… Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)….

Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre a de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que a venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele a não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas the manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma