sexta-feira, 24 de junho de 2016

VAMOS RIR DISSO TUDO



Texto Fabrício Carpinejar
Foto: Gilberto Perin

Não há frase tranquilizante depois de uma separação. Os amigos tentando ajudar costumam infeccionar as feridas. Desejam livrar você do sofrimento o quanto antes e não respeitam o luto demorado e gradual.

Procuram despertar a sua vontade para sair e conhecer novas pessoas enquanto o que anseia é desaparecer  e se esconder dentro do passado.

Não costuma funcionar dizer para o dolorido da perda recente que "vai passar!". É subestimar a importância do pertencimento e da entrega. "Vai passar" é desprestigiar as pontadas da saudade. O enlutado quer lutar contra o esquecimento e você insiste em apressá-lo a mudar de assunto.

Da mesma forma, é nada aconselhável decretar que ele ou ela "encontrará alguém melhor". Ninguém acredita na esperança quando acabou de assassinar a fé.

O separado não aceitará a profecia, entenderá como maldição, já que experimenta um asco de amar, um nojo de amar. Sua reação será de absoluto descrédito, com a intenção irritada de jamais namorar de novo.

Tampouco deboche advertindo que "escapou de uma fria". O descorneado não tem como julgar coisa alguma, voltaria na primeira oportunidade. Está se vendo como um enterrado vivo na lápide de um romance - fria é a sua pedra de solidão, fria é a sua cruz bordada com os nós da garganta.

A melhor consolação é "ainda vamos  rir disso tudo". No plural, avisando que permanecerá junto no futuro, que não abandonará a amizade à míngua dos acontecimentos.

É projetar a alegria no tempo de trevas, é antecipar a cumplicidade que surgirá com o amansamento das mágoas. O riso dói, o riso é cedo, mas prepara a serenidade do rosto.

Graças aos amigos, a tragédia amorosa pode vir a ser a nossa grande piada.

Publicado no Jornal O Globo (Blog)
Coluna Semanal - 24.06.2016

3 comentários:

Nati Pereira disse...

Passei por isso faz um ano e foi bem o que tu descreveu. Eles não entendem a tua dor, não sabem o que dizer e falam besteiras.
Beijos
Mundo de Nati

redonda disse...

Será? Para mim foi importante dizerem-me que ia passar, que eu ia voltar a gostar de alguém e que esse alguém ia gostar de mim, quererem a minha companhia, convencerem-me a sair...

Gostei muito de como escreve. Vou passar a segui-lo.
Gábi

Anônimo disse...

EsTou nesse momento cruel e tens razão...Se não sabe dizer nada calem-se. É insuportável ficar ouvindo o que sabemos...vaí passar...Vamos sair...tem que ficar em outras coisas...Eu sei disso! Por isso prefiro isolar-me e me recuperar sozinha