terça-feira, 27 de março de 2012

NINGUÉM VAI MAIS CONSEGUIR SAIR DE CASA

Arte De Chirico

Eu faço a mão esquerda para não lavar louça. Cansado da chantagem da mulher, que fugia de nossa combinação para não estragar o esmalte das unhas.

Mas a situação está ficando fora de controle. Tenho saudade do Kiss e do Secos e Molhados, quando homem pintado se restringia à figura do artista.

O homem decidiu se depilar. Inicialmente, foi um ato singelo de clarear os pelos, de brincadeira. Em seguida, disse que precisava raspar tudo para nadar mais rápido. O mesmo ocorreu com o batom, que teve seu começo ingênuo com a manteiga de cacau.

De desculpa a desculpa, chegamos à drag queen.

Agora, o macho partiu para a maquiagem. Inventou de ser emo para sair decorado. Mas emo com 40 anos não existe, é projeto de Liza Minelli. Vejo senhores piscando olhinhos de urso panda na fila do cinema. Temo que não seja lápis, e sim delineador. O lápis é curiosidade, o delineador é uma convicção.

O último bastião da heterossexualidade é o rímel. Se o homem pegar emprestado o acessório de sua mulher, mata definitivamente Jece Valadão. Se emprestar o rímel para a mulher, leva junto o Zé do Caixão:

– Amor, você pegou meu rímel e não devolveu!

Imagine a força dessa frase dentro do lar. O eco dessa exclamação na estrutura familiar.

Os colegas aparecem cada vez mais atrasados no campinho da Avenida Ceará. Tem cara que toma banho antes de jogar. Os peladeiros passam protetor solar no rosto, creme nas mãos e nos pés. Querem atuar perfumados e com condicionador nos cabelos. É estranho, não alcanço o sentido de se embonecar no futebol. Para não desagradar ao goleiro? Para não ferir o olfato do zagueiro?

A mulher costuma retardar em 55 minutos a saída de casa para cuidar de sua beleza, segundo pesquisa da revista Times. O homem já demora 45 minutos. Ele se converteu numa noiva. Logo vai exigir um banheiro exclusivo para aproveitar seu estojo de maquiagem. Trocará a churrasqueira por um novo armarinho.

O avanço é irrefreável.

Seu marmanjo abusará do espelho, projetando o corpo para frente e para trás, repetindo mania feminina de analisar a progressão das rugas e dos pés de galinha.

Seu sujeito terá secador e chapinha com nomes nos cabos. Fechará a porta com chave no momento de mijar, algo impensável para seu avô, que entendia que homem que é homem só mijava de porta aberta.

Seu brutamontes nunca repetirá a roupa. Não poderá acusá-lo de monótono. As sobrancelhas conhecerão as pinças, sombras azuis modificarão a paisagem das pálpebras, esfoliante removerá as células mortas.

Seu gostosão, enfim, será a tão sonhada irmã que você pediu aos pais.




Publicado no jornal Zero Hora
Coluna semanal, p. 27/03/2012
Porto Alegre (RS), Edição N° 1721

13 comentários:

Maycon Dantas disse...

Carpinejar,

Gosto muito de seu trabalho e por isso sigo sempre o que escreve. Nesse caso, é preciso avaliar bem até onde vai esse contraponto ao embelezamento masculino. Não vejo problemas em homens usarem maquiagem, protetor solar, ou qualquer produto que historicamente é definido como "de mulher".

Anônimo disse...

Kumadori http://is.gd/Lx8HsK

Mari disse...

"O lápis é curiosidade, o delineador é uma convicção."
ADOREI!!!!!
=D

A Ex de Murphy disse...

E de tempos em tempos a coisa vai se invertendo, e já não somos nós mulheres as responsáveis pelo atraso por estar dando os últimos retoques no cabelo ou trocando o sapato por um par mais apropriado... Não defendo a ideia de ter um homem das cavernas em casa (não e não!), mas ainda me recuso a dividir o estojo de maquiagem... Acredito que haja um meio termo... Tomara! ;)

Anônimo disse...

Já estou dividindo um item do estojo de maquiagem: o corretivo pra ajudá-lo a esconder uma manchinha na careca. Devo me preocupar? Álias, ele compra maquiagem pra mim quando viaja e sempre acerta. Medo? Oo

Bia Madruga disse...

O lápis é curiosidade, o delineador é uma convicção.


Ih, preciso ser uma mulher mais convicta então. Antes que perca para os ditos "homens".

Weslley Almeida disse...

Nostradamus não preveria futuro tão nefasto. : ]

Anônimo disse...

Mulher sempre teve que se embelezar pros homens, então qual o problema que os homens se embelezem pra mulheres? Assim todo mundo sai ganhando.

Mas sinceramente, às vezes tenho a impressão que mulheres fazem tudo pra ficarem mais bonitas e homens atualmente fazem tudo pra chamarem a atenção pra aparência sem se importarem se isso os deixa mais feio, rsrs...
Sinceramente, essa moda atual de cabelo de Neymar e maquiagem emo não agrada as mulheres mas aumenta cada vez mais entre homens jovens.

Anônimo disse...

As palavras expressam pricipalmente o homem que não tem medo de deixar sua vontade fluir... demonstra principalmente aquelas pessoas retraidas que por circuntancias diversas passam a ser o que não são, e ao se permitir simples processos de mudancas como a utilização de utensilios de maquiagem acabam por mostrar seu verdadeiro EU...
AMEI a colocação!
by:Lyne

Jane disse...

Aos homens que comentaram, me perdoem... Mas homem pra mim, homem meeesmo, não depila o peito, nema as pernas nem axila.Tem coisa mais gostosa do deitar a cabeça num peito peludo? Tá,ok, não precisa ser peludo como o Tony Ramos.Só precisa,tomar banho, um desodorante e se ele for muito fã de perfume que use, embora eu sinta saudades de cheiro de Homem.
Aí eu juro que fico pronta rapidinho pra dar tempo de uma rapidinha que ,às vezes, também é bom...
bjs

Dani disse...

atitude (aquela dos tempos do glam e punk rock, servia para contestar e provocar) é diferente de necessidade de competição (os homens estão com medo das mulheres e inventaram maneiras estranhas de competir).

admiráveis tempos modernos... de vampiros vegetarianos e homens de rímel...

Francisco Carrasco disse...

É o exagero dos novos tempos. As mulheres ainda sentirão falta dos peitos peludos para se aconchegarem em uma tarde.

leila disse...

pesadelo!