segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

O CHEIRO DA MÃE

Logo que a criança nasce, nas primeiras semanas depois do parto, a mãe deve evitar o uso de perfume. Para não confundir o filho.

O cheiro do corpo materno será a maior ligação que o bebê terá com o mundo. Tanto que ele costuma chorar no colo de que qualquer um, menos no colo da mãe, pois reconhecerá imediatamente o cheiro do pescoço. Só o olfato já o acalmará.

Pôr o pequeno no peito, ainda que não seja para mamar, trará o conforto da pele conhecida, o agrado de pertencer a um lugar definido depois do ventre.

É pela respiração que nos sentimos amados, antes das palavras, antes dos gestos.

O bebê mal pode enxergar, mas já sabe quem é quem pelo suor, pela química dos poros. É uma conexão primitiva, quase inexplicável, de animal com o seu ninho.

Quando ele inspira a pele da mãe, estabelece um endereço de proteção. Talvez represente o momento oficial de seu nascimento: quando ele liga o Wi-Fi da personalidade. Todo perigo se apresentará fora daquele corpo, daqueles quadrantes, daquela bússola.

A maior parte de suas lágrimas decorre de quando se vê distante do seu cheiro de existir, presente na mãe. É o seu primeiro cueiro, a sua primeira manta. É o seu esconderijo na luz, o seu ferrolho para entender o que está acontecendo e onde veio parar.

Suas lembranças primevas descendem do faro, o seu canal de comunicação com os outros.

Não é por menos que, adultos, nos comovemos com um olor, sem fixar a origem da atração. Surgiu certamente do berço, da nossa fulminante e arrebatadora estreia. Eu, por exemplo, sou apaixonado por hortelã. Numa conversa à toa com a mãe, descobri que era o seu chá predileto nas minhas semanas iniciais de vida.

Dos 3 mil odores que um ser humano pode colecionar ao longo de sua trajetória, há um apenas que lhe dará segurança.

Quando abraçamos a nossa mãe, refazemos a mágica da fragrância fundadora. Não há melhor abrigo para nascer de novo.

Publicado em Donna ZH em 25/12/2017

4 comentários:

Juliana Duarte disse...

Perfeito!. Amei!!

Marlon de Albuquerque disse...

Tenho um livro publicado LGBT e gostaria de participar de seu programa com meu trabalho, meu livro é O GOSTO DO SEXO SEM ROSTO-DIÁRIO SECRETO DE UM GAROTO DE PROGRAMA. Se houver interesse estou a disposição. 11-986793659. ou barulhodovento.blogspot.com.br
Tenho mais de cem mil seguidores nas redes sociais!
Em meio a mais de 500 titulos meu livro é hoje o mais vendido pela minha editora se quiser pode conferir>https://www.thesaurus.com.br/
Muito obrigado!
Grande beijo!
Renan Marlon de Albuquerque

Alyna Dars disse...

Parabéns pela crônica, simplesmente me fez ecoar na memória o cheiro de minha mãe, que está viajando, e senti uma saudade, uma vontade de me agarrar ao travesseiro dela! Beijos

Curt Lennix disse...

GEEKS DE TECNOLOGIA A Soft Tech Geeks é uma organização clandestina chinesa de especialistas em computação e hackers. Ficamos discretos para evitar a identidade de nossos clientes de FEDs e indivíduos. • Hacking realmente leva as ferramentas e equipamentos certos (spywares e outros softwares necessários). A maioria das pessoas realmente acha que um hacker pode invadir um sistema de segurança apenas navegando pelo site. Mas se você realmente precisa de um hacker, estamos aqui para você. Nós lhe damos detalhes completos da nossa estratégia sobre como vamos fazer o trabalho, então você pode decidir se estamos realmente ou não. COMO TRABALHAMOS: • Não fazemos perguntas pessoais sobre você e não damos nossas informações pessoais. Nós estritamente fazemos negócios e não expomos você ou seu serviço a ninguém. É assim que somos discretos. NOSSOS SERVIÇOS DE HACKING: Enquanto a tecnologia estiver envolvida, qualquer coisa pode ser hackeada. * A maioria das pessoas quer hackear o e-mail I.D de um alvo, sites de mídia social ou aplicativos, smartphones, por muitas razões, como marido traindo a esposa, namorada traindo namorado. * Se você precisar invadir uma organização específica para detectar, excluir, alterar uma determinada informação ou registros. * como pai ou mãe, você pode precisar monitorar o que seus filhos estão fazendo nas mídias sociais e em seus computadores pessoais ou até mesmo clonar seus telefones para ouvir suas chamadas ou ver mensagens de texto em qualquer aplicativo com o qual eles conversem, para que eles não sejam exibidos em problemas. * se você quiser invadir uma conta de e-mail de domínio privado (e-mail comercial). * você quer apagar seu nome dos registros criminais do tribunal, talvez você queira invadir o banco de dados de qualquer agência do governo, * você quer gastar o dinheiro de alguém clonando outro cartão de crédito na conta dele sem banco ou com a notificação do usuário, * Algumas pessoas querem minar moeda, podemos criar uma plataforma para você fazer a minha moeda sem ter que enganar ninguém. Tudo isso é o que podemos fazer em poucas horas. NOSSA GARANTIA PARA VOCÊ: Falando francamente, nós sempre damos uma garantia de 100% em um trabalho que fazemos. O tempo para concluir um trabalho depende da complicação do trabalho e, se aceitarmos o seu trabalho, tenha certeza de que isso será feito e damos a você 100% de garantia de que cobriremos nossos rastros bem o suficiente, então quando fazemos um trabalho é como se nós nunca estivéssemos lá. Também nos deparamos com os FAKE HACKERS, alegando que eles farão o trabalho em pouco tempo e compartilharão o testemunho de si mesmos, mas todos eles são golpes (EVITAR). LEMBRE-SE DE "TANTO EM QUE A TECNOLOGIA PODE SER USADA" Estamos ansiosos para trabalhar para você. GEEKS DE TECNOLOGIA softtechgeeks@gmail.com