segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

O QUANTO AMO MINHA FILHA PARA ENTENDER SUA IMPLICÂNCIA

Minha filha hoje completa 24 anos.

Minha filha não usa o meu sobrenome para não criar ligação direta comigo.

Agendar um encontro com minha filha é uma operação de guerra. Chamo para almoço, jantar, café, viagem, cinema, e costuma arrumar uma desculpa e uma urgência para não aceitar.

Minha filha não comenta os meus textos. Muito menos revela se leu os meus livros.

Minha filha não usa as redes sociais para não criar parentesco com as minhas postagens.

Minha filha me deixa no vácuo quatro dias numa mensagem – eu até uso emojis para sensibilizá-la, sem efeito.

Minha filha não atende às minhas ligações – depois de algum tempo, pergunta se eu telefonei.

Minha filha não sofre com os meus problemas – avisa que é para parar de drama.

Minha filha não se emociona com o meu abraço escandaloso na rua, pelo contrário, faz um gesto de menos.

Minha filha reclama quando beijo o seu rosto e roço as bochechas com a minha barba.

Minha filha sugere que tem vergonha de mim, e é, no fundo, orgulho. Quando o filho se opõe ao pai, significa respeito e admiração. Eu não fracassei, eduquei alguém capaz de me encarar de igual para igual e me testar para descobrir o quanto a amo.

Não me elogiar não quer dizer que ela não está me enxergando. Na hora em que precisar, surgirá batendo à porta e oferecerá o seu colo. Não sofro do desespero de perdê-la, estou eternamente em seus traços e manias.

Identifico o seu esforço de lutar contra a saudade, e reconheço o seu mérito.

Você só tenta escapar daquilo que é importante. Ela procura construir a sua personalidade longe de minha influência.

Eu compreendo: realizei semelhante oposição aos meus pais, escritores.

A beleza do conflito é que não existe bajulação, a relação é profundamente mais sincera.

Ela vem aprendendo a se defender do mundo comprando briga em casa. Há sempre um porém. Já entendi que não está à minha sombra. Cursa Letras, porém confessa que é para seguir um caminho diferente do meu. Escreve, porém mente que não é escritora. Compõe e canta, porém guarda as suas músicas para o seu próprio prazer.

Ela não admite o quanto somos parecidos. Logo descobrirá que não somos. Ela é muito melhor do que eu. Paternidade é rascunho.

Publicado em Jornal Zero Hora em 26/12/2017

11 comentários:

Morgana das Brumas disse...

Que texto lindo! Adorei...difícil querer ser rascunho, admitir que diante de filhos, aluno(a)s é isso que somos...

Chris Ramalho disse...

Adorei essa crônica, Carpinejar! É mesmo muito legal refletir sobre o modo como nossos filhotes decidem nos incluir/excluir de suas rotinas virtuais. O amor tem formas inusitadas. É esse seu maior encanto e nosso maior desafio. Beijos! Christina Ramalho (lembra do concurso da FUNARTE? Muitos anos já...)

Iraci Bahia Cardoso disse...

Adorei teu texto e me levou a pensar no meu relacionamento com minha filha... "só mudam de endereço mesmo rrs..." o fato de não querer parecer com os pais só nos leva a pensar que muitas das vezes é apenas birra... no fundo são igualzinhos... nos resta observar... bjokas Fá!😙

carneirovisky disse...

Poucos entendem essa passagem: "A beleza do conflito é que não existe bajulação, a relação é profundamente mais sincera."

Luciana Targino disse...

Adorei. E me ajudou a compreender uma criaturinha minha que age parecido... Obrigada!

Diva Maria Diniz disse...

Verdades em forma de textos

Unknown disse...

Lindo.

Curt Lennix disse...

GEEKS DE TECNOLOGIA A Soft Tech Geeks é uma organização clandestina chinesa de especialistas em computação e hackers. Ficamos discretos para evitar a identidade de nossos clientes de FEDs e indivíduos.
• Hacking realmente leva as ferramentas e equipamentos certos (spywares e outros softwares necessários).
A maioria das pessoas realmente acha que um hacker pode invadir um sistema de segurança apenas navegando pelo site. Mas se você realmente precisa de um hacker, estamos aqui para você. Nós lhe damos detalhes completos da nossa estratégia sobre como vamos fazer o trabalho, então você pode decidir se estamos realmente ou não. COMO TRABALHAMOS: • Não fazemos perguntas pessoais sobre você e não damos nossas informações pessoais. Nós estritamente fazemos negócios e não expomos você ou seu serviço a ninguém. É assim que somos discretos. NOSSOS SERVIÇOS DE HACKING: Enquanto a tecnologia estiver envolvida, qualquer coisa pode ser hackeada. * A maioria das pessoas quer hackear o e-mail I.D de um alvo, sites de mídia social ou aplicativos, smartphones, por muitas razões, como marido traindo a esposa, namorada traindo namorado. * Se você precisar invadir uma organização específica para detectar, excluir, alterar uma determinada informação ou registros. * como pai ou mãe, você pode precisar monitorar o que seus filhos estão fazendo nas mídias sociais e em seus computadores pessoais ou até mesmo clonar seus telefones para ouvir suas chamadas ou ver mensagens de texto em qualquer aplicativo com o qual eles conversem, para que eles não sejam exibidos em problemas. * se você quiser invadir uma conta de e-mail de domínio privado (e-mail comercial). * você quer apagar seu nome dos registros criminais do tribunal, talvez você queira invadir o banco de dados de qualquer agência do governo, * você quer gastar o dinheiro de alguém clonando outro cartão de crédito na conta dele sem banco ou com a notificação do usuário, * Algumas pessoas querem minar moeda, podemos criar uma plataforma para você fazer a minha moeda sem ter que enganar ninguém. Tudo isso é o que podemos fazer em poucas horas. NOSSA GARANTIA PARA VOCÊ: Falando francamente, nós sempre damos uma garantia de 100% em um trabalho que fazemos. O tempo para concluir um trabalho depende da complicação do trabalho e, se aceitarmos o seu trabalho, tenha certeza de que isso será feito e damos a você 100% de garantia de que cobriremos nossos rastros bem o suficiente, então quando fazemos um trabalho é como se nós nunca estivéssemos lá. Também nos deparamos com os FAKE HACKERS, alegando que eles farão o trabalho em pouco tempo e compartilharão o testemunho de si mesmos, mas todos eles são golpes (EVITAR). LEMBRE-SE DE "TANTO EM QUE A TECNOLOGIA PODE SER USADA" Estamos ansiosos para trabalhar para você. GEEKS DE TECNOLOGIA softtechgeeks@gmail.com

Unknown disse...

Bah, que texto lindo! Somos rascunhos!!!

Anônimo disse...

a gente colhe o que planta, simples assim

Claudio Regis disse...

Amei!