quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

DESCOBERTA INTERIOR

Imagem de Emílio Pedroso

O escritor Fabrício Carpinejar autografa hoje o resultado de uma “viagem de descobrimento” personalíssima. Ao longo de 2011, ele percorreu 14.590 quilômetros pelo interior do Rio Grande do Sul perscrutando 52 cidades gaúchas com um olhar entre o poético e o maroto. A série, publicada semanalmente em Zero Hora com o nome de Beleza Interior, agora ganha edição em livro de mesmo nome (Arquipélago Editorial, 240 páginas, R$ 34,90) com autógrafos marcados para hoje, às 19h30min, na Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country (Túlio de Rose, 80). O autor falou sobre os bastidores da série:



ZH – Que história da série foi a mais marcante?
Carpinejar – Felicidade, a última protagonista das reportagens, moradora de Livramento. Nunca imaginei que terminaria todo o longo roteiro com uma lavadeira que é pura alegria, de 106 anos, despachada, independente, morando sozinha. Ela é um tapa na cara da preguiça. Um exemplo de como superar as adversidades e não se acomodar na vitimização da velhice.
 
ZH – Em que cidade você viveu a situação mais estranha ou engraçada?
Carpinejar – Fui expulso de um salão de beleza em Alegrete, por tentar fazer as unhas. O Nauro Júnior (fotógrafo de Zero Hora) pode testemunhar a meu favor. A dona do espaço disse que não faria unha de homem, isso não cheirava bem. Eu respondi que iria cheirar igual a acetona.
 
ZH – Há alguma cidade que você gostaria de ter ido mas não foi?
Carpinejar – Haveria cancha para mais quatro séries, no mínimo. Escrevi sobre 52, mas fizemos vídeos de mais de 70 cidades. Uruguaiana é uma delas. Victor Graeff, outra. O mapa do estado está dobrado em minha mesa como se fosse minha camisa predileta.
 
Mais da entrevista aqui: http://migre.me/ce8GC

Publicado no jornal Zero Hora
Segundo Caderno, p. 5
Porto Alegre (RS), 5/12/12, N° 17274

4 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo Blog.

Parabéns pelos Artigos e Livros...

Voo Fácil Taxi Aereo

Anônimo disse...

Conheci seu blog hoje.
Quero ler seus livros.
Viajar pelo Rio Grande do Sul está nos meus planos a longo prazo. Quem sabe eu não escreva um livro também. rs

Anônimo disse...

parabéns. este livro tem boas historias do nosso rio grande. Tancredo Cortazzi Oliveira

Anônimo disse...

kawaii home design mod apk is the best application to enhance designing skills with the gameplay. I think this is the best gameplay for children.