sábado, 15 de dezembro de 2012

QUASE PERFEITO — Consultório sentimental de Carpinejar

"MELHOR AMIGO DE MEU PAI É MEU AMANTE"
Arte de Thomas Eakins

“Eu me apaixonei perdidamente pelo melhor amigo do meu pai. E ainda é casado. Não posso dizer que temos um relacionamento, mas desde que nos reencontramos, há dois anos, sempre que ele aparece a gente fica. Não sei o que acontece. Se o medo dele é do meu pai descobrir e não perdoá-lo, se é medo da esposa se matar ou matar alguém. Penso que seja por isso que ele não se decide definitivamente a se separar, pois ela tem crises e ameaças suicidas. Já pensei até que o medo dele é por ser 12 anos mais nova. Eu realmente não sei. Abraços, Ingra”

Querida Ingra,
 
Você está mexendo com magia negra. Investir em namoro com amigo de pai é pedir para sofrer. Deve conhecê-lo desde pequena, criar a fantasia que estava se guardando, que o amava em segredo, que não resistia em fantasiar quando ele vinha visitar a família; uma doideira só.
 
Não é sadio se envolver com quem nos viu de fraldas. É pedofilia atrasada.
 
É um relacionamento para desacontecer. Parto da seguinte regra: se o caso demora mais de um ano, esqueça. Os amantes se acostumam rapidamente com a clandestinidade, e a clandestinidade é mais estável do que o casamento. Além de tudo, seu companheiro é mentiroso. Vive se protegendo na doença da esposa para não se decidir a favor do divórcio. Não é que ele não se separa porque a esposa pode se matar, clássico engodo masculino. Ele alimenta a enfermidade dela com ciúme de você para nunca se separar. A mulher suicida e perigosa é o escudo da inércia, o atestado médico, o pretexto ideal.
 
Existem muitos homens usando a falsa histeria da mulher para manter um caso por mais tempo. São malandros que forjam um descontrole doméstico para prosseguir com a identidade dupla. Eles se portam como vítimas de um casamento infeliz. Ainda carimbam a imagem de preocupados e generosos, que não podem deixar a coitada na mão. Você confia mesmo neste conto de fadas hipocondríaco?
 
Certamente ele não se interessa em casar com você, ou oficializar qualquer laço público. Procura aproveitar a comodidade e facilidade dos encontros. Jamais vai se curar da esposa doente e completará bodas de ouro. A diferença de idade tampouco é problema. O que lamento é que tenha quebrado a confiança paterna. Sob a roupagem do amor impossível, nem percebeu que elaborou todo o enredo para chamar atenção do pai. Você se aproximou do amigo dele para castigá-lo pela ausência em casa? Está mandando a seguinte indireta: como você não me ofereceu atenção, eu roubei o confidente.
 
Seu entrevero sentimental é um atalho à vingança. O que mais deseja é que o pai descubra o romance para que ele se afaste do melhor amigo e fique mais tempo em família. Coisas de criança orgulhosa, que não sabe como ganhar colo ou conversar sobre suas tristezas.

 
Publicado no jornal Zero Hora
Coluna semanal, Caderno Donna, p. 6
Porto Alegre (RS), 16/12/2012 Edição N° 17285
Preservamos a identidade do remetente com nome fictício.

7 comentários:

ana disse...

A clandestinidade é mais estável que o casamento....
Como posso contestar um gênio ?

Olho no olho. disse...

Diagnóstico perfeito!

Anônimo disse...


Quando é verdadeiro, acontece! Simples, é só lembrar do que já aconteceu, como tudo foi se encaixando, ajeitando...detesto tudo que é difícil,por sou facinha..rss

Anônimo disse...

Mas ser a OUTRA é sempre mais interessante. Atente para o conselho: a clandestinidade...

JACK disse...

O que todo mundo quer é viver uma história legal com alguém do lado, do tipo, viajar, ir a restaurantes, bares, festas, confraternização familiar; poder gritar ao mundo que aquele amor é seu! Veja por este angulo e não procure alguem comprometido com outra relação amorosa...de chance ao destino! Não concordo que ser a outra é mais interessante... nunca fui, nunca procurei ser e, por isso, vivi grandes e intensos amores e ainda hj vivo um! corcordo com Fabrício! beijos

obat tradisional kanker payudara disse...

useful information and insightful

Ana Paula disse...

Tu faz psicanálise ou estuda? Se não, saiba que és um psicanalista nato