sábado, 2 de março de 2013

ANTECIPAÇÃO FATAL

Arte de Marc Chagall

Na concepção de Danuza Leão, só faltava um detalhe para a igualdade dos sexos: a mulher pedir o homem em casamento.
 
Já acabou então, a mulher começou a encarar a tarefa. A última fronteira ruiu. Amigos sofreram o ataque amoroso, de surpresa, e me descreveram o relato.
 
O homem está ferrado. Não poderia ceder o espaço, passar o cetro adiante, renunciar o cargo. Porque a mulher pede com a lista de convidados pronta. Pede com a melhor aliança, de 18 quilates, na caixinha felpuda. Porque a mulher não economiza em nada na joalheria, não é avarenta no amor, não se engana com números e datas.
 
Pede, e não vai colocar o anel no uísque ou na cerveja para correr riscos desnecessários.  Pede armando o melhor enredo romântico. Pede com a festa pronta, com o vestido de noiva escolhido.  Pede com a igreja definida, com os amigos desordeiros do noivo barrados da cerimônia. Pede com os nomes dos padrinhos eleitos, com os nomes dos filhos sacramentados.
 
Não existe erro feminino. Elas têm domínio do assunto. Pedem com a certidão civil preenchida e ainda colocam um x para marcar onde devemos assinar.
 
A mulher aprendeu a pedir o homem em casamento. Agora só falta o homem aprender a dizer sim.

Ouça meu comentário na manhã de sábado (2/3) na Rádio Gaúcha, programa Gaúcha Hoje, apresentado por Daniel Scola e Andressa Xavier:
 

3 comentários:

ana disse...

Que pena....é tāo gostoso ser pedida em casamento...
Têm mulheres que também resolvem ser māes sem a concordância do marido e depois reclamam que eles sāo pais desinteressados e omissos. Sequer perguntam se eles querem ou nāo.

Anônimo disse...

eu me apaixonei loucamente pelo meu namorado e acabei pedindo ele em casamento. Foi uma grande bobagem que fiz. Nao recomendo a nenhuma mulher que faça isso, o mundo nao mudou tanto assim. Depois faz falta que quem tenha decidido tudo tenha sido o homem. A sensação de insegurança é muito grande, faz tres anos que casei mas estou prestes a me separar porque nao posso viver assim. Só de pensar em engravidar dele, morro de medo.

Chris disse...

quer saber porque mulher ainda não pode pedir homem em casamento?
Porque se a mulher ajoelhar, o homem abre o ziper!