terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A CHAVE E O CHAVEIRINHO

Arte de Otto Dix

Não há maior solidão do que a da mulher alta.
É uma dificuldade secreta, que ninguém fala.
Mas o homem prefere uma mulher gorda a uma mulher alta.
Prefere uma mulher nanica a uma mulher alta.
Não diz, mas prefere.
É um machismo. O mais vergonhoso: o machismo silencioso.
O machismo de se sentir menor do que a mulher e rejeitá-la antes de qualquer contato.
Como se a altura fosse determinar se ele é macho ou não.
Homem teme mulher alta. Se a mulher tem mais de 1 metro e 80, ele desaparece.
Só quer mulheres menores do que ele. Para dominar.
Vergonha de andar de mãos dadas com mulher maior do que ele.
Vergonha de abraçar uma mulher maior do que ele.
Vergonha de dançar com uma mulher maior do que ele.
Homem pensa que ele é baixo porque ela é alta. E afasta todas as mulheres altas de sua vida, para fingir que não é baixo.
Não há maior sofrimento do que da mulher alta.
Porque ela não é feia e é tratada como se fosse um monstro.
Não há maior tristeza do que da mulher alta.
Sempre chamada de girafa, sempre convocada para ser jogadora de basquete, sempre solicitada para pegar alguma coisa lá da última prateleira. Confundem a mulher alta com uma escada simpática.
Mulher alta sofre o pior bullying amoroso. Precisa de homem de coragem, não de homem egoísta, homem que somente pensa em si e na aparência.
Não importa que seja um pequeno homem, desde que não seja um homem pequeno.

Ouça meu comentário na Rádio Gaúcha na manhã de terça (24/1), no Programa Gaúcha Hoje, apresentado por Antonio Carlos Macedo e Daniel Scola:

32 comentários:

Patrícia Ferreira🥁 disse...

Nossa, muito bom o texto! Pena que estou sem caixa de som pra ouvir o comentário.
Disse tudo nessa parte "Homem pensa que ele é baixo porque ela é alta. E afasta todas as mulheres altas de sua vida, para fingir que não é baixo." É exatamente assim, como se o homem culpasse a mulher pela baixa estatura que ele tem. Sou uma mulher alta, tenho 1,70 de altura e realmente é complicado porque a altura média do brasileiro é muito baixa, os homens brasileiros são muito baixos, sou 1cm mais alta que meu noivo e isso já o encomoda um pouco.
Só não gostei do tom dramático do texto, como se as altas fossem sofredoras, porque sabe? Nem nós altas queremos namorar os baixos rrsrs... Então a maioria das altas vai procurar homens altos para se sentir protegidas e ser bem aceita... E os baixos que não as aceitam é que saem perdendo.

Leandro Passos disse...

Carpinejar, era isto que eu precisava ouvir: parar com essa de ter medo de mulheres altas. Em tempo: a única mulher que me ofereceu um desafio daqueles era só 3cm mais baixa que eu, com 1,85m, e ainda tenho um carinho especial por ela.

Luis disse...

Ah, Carpinejar, menos...Patricia ja deu o tom da conversa verdadeira. Mulher alta não gosta de homem mais baixo. Simples assim. Acham que assim vão dar adeus ao mundo de botas e saltos plataforma. Que o homem vai chamar mais atenção do que ela na rua ("o que esse baixinho tem para conquistar aquela modelo?) Ou pior: que suas amigas vão falar com desdém.

Andressa C. disse...

Achei o texto dramático e machista. Como a Patricia disse, nós, mulheres altas não gostamos de homens menores. Tenho 1,80 cm, e posso garantir a você que os homens baixos (homens de verdade), gostam sim de mulheres altas, eles acham um desafio, tem curiosidade, mas quem não gosta sou eu, e sempre tive sorte de encontrar homens mais altos (não que isso seja um diferencial, mas ajuda). Enfim, gosto é gosto, e seu texto está generalizando.

Laís Helena disse...

Talvez eu seja sua leitora mais assídua, porém discordo do seu texto totalmente. Só teme qualquer tipo de mulher(alta,baixa,magra,gorda) aquele homem que não tem coragem.E,homem sem coragem, nem sequer pode assim ser considerado. Homem tem que ter firmeza nas decisões, a palavra mais forte, tem que mostrar ser macho. A mulher alta sempre está no topo, olha por cima, já é uma vencedora por superar buillyngs de infância. A mulher alta é o padrão de beleza atual, é a modelo da marca que baixinhas e gordinhas compram. A mulher alta tem passos grandes e pensa grande. Então, pra ter uma mulher alta, tem que ser um homem muito grande, grande de mente e caráter.

Gaby Lirie disse...

Quem bom descobrir seu blog!

Mulheres baixinhas perto de mulheres altas, acabam sofrendo também.

Beijos!

Anônimo disse...

Sou alta 1,77cm,porém tudo que sofri foi na infancia,crianças sabem ser crueis depois foi tudo normal,ja fiquei com homens mais baixos e tudo bem,é estranho mas não acho que seja tão sofrida a situação como descrito no texto.

Luciane Slomka disse...

Pena que essa mulher de 1,80m aqui perdeu teu comentário! Amei a imagem da "escada simpática".

Beijo, querido!

Sou eu, minha filha! disse...

Sem palavras, detesto ser alta,genial Fabrício, saudações montenegrinas!Bjs

Ivana disse...

Ah, Fabrício, acho que não é assim não... tenho 1,85, uso salto altíssimo, a AMO ser alta! E os homens, em geral, nunca acharam isso um problema... até os baixinhos se encantam (muito embora a recíproca não seja verdadeira). Enfim, ser alta, super alta, é o máximo!!!!!

Juh disse...

arte é para ser apreciada. não estamos aqui a observar uma obra baseada na cientificidade das informações, mas no sentimento poético do escritor em relação a um tema da vida cotidiana. Gostei muito.
Há tanto preconceito, e pelo que vi nos comentários, não só dos homens como Carpinejar bem disse, mas também de um numero considerável de mulheres.
Porque dizer: "Gosto de homens mais altos?" porque a sociedade assim trata como o 'normal'. Não acham esteticamente agradável um casal fora desse padrão: homem mais alto do que a mulher.

Anônimo disse...

Olha sinceramente, acho melhor ser alta do que baixa, tudo é melhor, roupas, esportes, as pessoas te respeitam mais, e chama atenção, quanto aos homens, acho que a verdadeira preferencia deles é pelas bonitas, corpo com uma bela bunda, um par de seio, cinturinha fina, coxas torneadas, e um rosto angelical/sensual, bem vestida e com um belo carrão.´
È isso!!!

Leila Krüger disse...

Fabrício, ser alta tá na moda! E tem muitos homens que ADORAM mulheres altas, até mais altas que eles, de salto, pra exibirem como troféu. Acho que altura passa a ser problema com homens que se importam com mulheres muito altas quando é 1.80m ou mais, menos é uma delícia, se for mais alta vai ser pouco mais alta que os homens. Tom Cruise que o diga!

Anônimo disse...

BEM EU JÁ PENSO ASSIM ... PARA QUEM GOSTA DE HOMEN O NEGÓCIO É O SUJEITO SER HOMEN TER POSTURA SE SÓ FOSSE ESSA DIFERENÇA NA VIDA E AS OUTRAS FORMAS DE RELACIONAMENTO ENTÃO AS BISSEXUAIS,AS HOMOSSEXUAIS É SE A DIFICULDADES FICASSE SÓ NA ALTURA TUDO ESTARIA NO LUCRO ....

Anônimo disse...

Ele está super certo,eu sofro muito desde pequena , perdi a auto estima, estou fazendo terapia passei por momentos difíceis por causa disso me comparam com vários tipos de coisas.Gosto de um baixinho e ele não tem coragem e sim vergonha de assumir,a maioria deles gostam daquelas que os seus amigos e a sociedade vão gostar.Uma coisa é certa se ele gostasse de mim realmente concerteza...e se eu também gostasse de mim não estaria nessa.Pq auto estima é tudo na vida de uma pessoa.

thiago disse...

Não acredito que isto seja verdade. É muito improvável que uma mulher alta sofra na sociedade e nós círculos sociais em geral unicamente por ser alta. Aliás, mulheres altas em geral já possuem uma auto-estima muito elevada. O drama no poema mais parece sofrimento adolescente. Aquela fase em que tudo e qualquer coisa é motivo para "drepe". Quanto aos homens, realmente a mulher alta tem um "cardápio reduzido". Motivos: 1 - El somente se interessa por homens que tenham no máximo uma diferença de 5 cm dela (para baixo)- sendo que a maioria sempre ira querer homem mais alto ainda que ela! 2 - homens baixos não se aproximam pois conhecem o item 1, logo , eles sabem que tentar algo é perda de tempo. ...entre outros motivos...

Anônimo disse...

TUDO VERDADE! Esse texto entrou como uma faca no coração, de tão verdadeiro. Fui lendo cada linha e varios momentos que passei por cada situaçao dessa foi passando na minha mente. E Thiago, discordo totalmente de você quando diz "Aliás, mulheres altas em geral já possuem uma auto-estima muito elevada." All bullshit! Talvez pras que estao no ''alto'' de seus 1,70, 1,75, mas pra mulheres altas de verdade nao é bem assim que a banda toca. Mulher alta é apontada na rua, chamada de gigante, bitela, grandona. Qualquer lugar que vai recebe olhares tortos, nas baladas homens NUNCA chegam, fora as perguntas DE SEMPRE irritantes como 'vc joga basquete? volei? seus pais sao altos tb? tem irmao? sao altos que nem vc?' SACO! As pessoas deveriam muito exercer uma coisa chamada delicadeza e respeito. Nao é pq vc considera uma característica bonita que a pessoa que tem essa característica tb ache. Pode ser o pior monstro que ela enfrenta a vida toda. Li uma historinha outro dia que se encaixa perfeitamente; "Joao tinha orelhas de coelho. Quando Jose o conheceu nao comentou sobre suas orelhas, pq sabia que todo mundo o fazia."

Unknown disse...

Gostei do texto, acho o Carpinejar genial, porém, eu, com 1,80,achei meio exagerado, não acho que seja tão ruim assim ser alta, acho que nos difere, nos torna especiais, acho que a maioria dos homens pararam de crescer com 1,74, mas tudo bem...prefiro ficar solteira, linda e poderosa nas alturas do que com um baixinho...hahaha...e olha que eles tentam!!! Diria até, que são bem mais ousados e corajosos que os altos, admiro os baixinhos!!

Anônimo disse...

tem uma música do capital inicial que diz "Se eu for ligar
Para o que é que vão falar
Não faço nada...
Enquanto uma moça de 1,60 tanto pode namorar um de 1,65... 1,75...1,85...1,95 ... afinal todos eles são maiores e ela não será julgado mal pela sociedade, já a alta "boba" prefere ficar com um cara estupido, burro, mal educado, pq ele tem 1,85 ou mais.. e formará um casal de aparência aceitável perante a sociedade, ou ainda prefere ficar sozinha, solitária, vendo a vida passar pq ao invés de pensar na própria felicidade, ter um cara que seja companheiro, agradável e a trate bem, não, ela pensa "o que as pessoas vão dizer se me virem com esse cara, ele me deixou molhadinha, mas sou maior que ele, o que vão dizer disso?" enfim, a vida é tão curta e a pessoa não se preocupou em ser feliz, mas em fazer o julgamento popular feliz..

Nicolodi disse...

Comentário perfeito Douglas Prado! As baixinhas e os altos podem pegar qualquer altura que não serão julgados.. mas e os baixinhos e as altas?

As mulheres altas que não ficam com mais baixinhos não sabem o que estão perdendo! Tenho 1,75 e meu ex tinha 1,92.. meu futuro tem 1,72 e não tem comparação com o outro. Esses 20 cm a menos de altura que ele tem, não importam perto da educação, inteligência, romantismo que ele demonstra...

Espero que as pessoas acordem e vejam que isso é uma bobeira!

Anônimo disse...

Sou baixo, tenho 1,68m, e amo mulheres bem mais alta do que eu, de preferência 1,85m a 1,90m. Não tenho problema nenhum com altura, pois o que importa é o amor. Conheço mulheres altas que são felizes e amam homens baixinhos. Antes eu também tinha este preconceito, pois achava que o homem sempre tinha que ser maior, mas depois descobri que tudo isso é "pura bobagem". O que importa é o caráter, o respeito, o carinho, o amor, a fidelidade, o companheirismo, a dedicação e a humildade. Mulheres altas sejam felizes, pois vocês são preciosas da mesma que são as mulheres baixinhas. Não tenho preconceito com nada em relação a isso. Se alguma mulher alta que gosta de baixinho se interessar por mim, eu estou a disposição para conhecê-la, e que sabe através disso a história se transformar em um lindo romance. Amo as mulheres altas!

Pequenino disse...

Tem seu valor poético, mas distorce a realidade ao passar a ideia de que a mulher alta sofre preconceito, muito pelo contrário o homem baixo é desprezado, não correspondido pelas mulheres em geral que não nos consideram sequer homens.
Tenho 1,55m sei o que digo, sei o que é lidar coma frieza das mulheres por conta do preconceito quanto a baixa-estatura, mulher nunca teve prejuízo social devido a altura.
Isso só ajuda a mascarar ou mistificar mais ainda a questão do preconceito.

Everton disse...

Para quem diz que as mulheres não se apegam ao visual masculino, que as mulheres não possuem preconceitos quanto a aparência masculina, somente leiam os comentários acima e claro prestem mais atenção nas atitudes delas, têm a alma preconceituosa e movida pelo ego.
Muito mais fácil ver um homem com uma mulher baixa ou gorda do que o contrário, mulheres são movidas pelo ego. Quem disser o contrário mente para todos e o pior, mente para si.

Hugo disse...

Posso afiançar que as baixinhas chegam a ser mais preconceituosas com homens mais baixos do que as altas. Já ouvi ressalvas de garotas com 1,55 (ou ainda menos), enquanto moças de mais de 1,80m levavam numa boa...vai entender!?!?

Anônimo disse...

Carpinejar ta certíssimo, o preconceito existe sim, ele é homem e sabe o que se passa na mente masculina. Parabéns

Unknown disse...

Sou baixinha, acho muito bonito mulher altona de1,80 cm. Sempre que digo isso para uma mulher alta...que inclusive ia gostar mto de ter a altura delas, elas se espantam, como se nunca tivessem ganhado esse elogio na vida. Realmente ser baixinha tem essa vantagem de aparecer homens de altura diversas com freqüência, mas para mim não faz diferença, já que só sinto atração por homem alto... Geralmente de 1,80 para cima. E não é preconceito, já fiquei com baixinhos para ver se gostava, mas realmente não fazem o tipo que sinto atração. Talvez se me apaixonar isso mude. Além de tudo, gosto mto de saltos bem altos e aí o cara fica menor e eu praticamente me sinto o "homem" da relação... Nem eu sei explicar...

Tainara disse...

Sério esse texto nada haver....sou alta e todos me acham linda principalmente os homens baixo..todo lugar que vou sou elogiada.. melhor ser alta e magra do que baixinha e gorda....
e ainda meu namorado é baixo... claro que é estranho mas nada que o amor não supere... amo ser alta.... :)

Rogério disse...

Menos Carpinejar, menos. O que acontece é o contrário, as mulheres são quem possuem preconceito e acredita que o homem é que deve ser alto e ela baixa, deixando o rapaz baixinho isolado e invisível. Assim desvirtua tudo par ao lado dos baixinhos que são as vítimas desse sistema desagregador, poxa vida.

Unknown disse...

Acho que mulher solteira com filho sofre muito mais preconceito, essas sim, por mais que digam que não, tem muita dificuldade para relacionamento serio.

Unknown disse...

Esse complexo quem tem é mulher baixinha, tanto que as mais inseguras, tentam compensar com homens altos, mulher alta não tem complexo pode ter certeza disso.

Anônimo disse...

E um bullying amoroso mesmo,tenho 1,80 de altura,apesar de alguns me elogiarem e um problema.A gente e considerada feia por ser alta,mas em relaçao aos homens baixinhos,eles nao curtem muito a gente,mas a gente tambem nao,preferimos um homem mais alto que nos,um baixinho pra ter alguma chance comigo tem que ser muito foda,tem que valer muito a pena.Namoro um,a unica coisa que ele nao gosta muito e que eu use salto

Unknown disse...

Não fala merda seu idiota . As mulheres e que desclassificam os homens menores que elas. E estas tais altas que não conseguem pegar ninguém e por culpa da cultura imposta por anos de futilidade feminina .