terça-feira, 8 de outubro de 2013

AMOR AMOR OU VINÍCIUS DE MORAES

Arte de Jackson Pollock

Há uma ideia do amor exclusivo. Como se houvesse uma única chance na vida de amar. Ou é o amor eterno, ou era mentiroso. Ou acontece pela vida inteira, ou não funcionou.

E, quando acertamos um casamento, as opções anteriores são consideradas falsas – necessitamos apagar o passado. E, quando erramos um casamento, as opções anteriores são vistas como legítimas – desperdiçamos romances melhores.

Trata-se de uma visão limitada, de contar apenas com um endereço para o nosso coração.

Mas amor é cigano, amor é mambembe, amor é viageiro.

Mas amor é tentativa, amor é insistência, amor é rascunho, amor é esboço, amor é esgotar as possibilidades e se recriar diante delas.

Só porque você amou antes, não significa que não pode amar de novo. Ou, só porque você amou antes, não significa que o próximo amor é falso e está fingindo.

Só porque você se declarou a alguém, isso não compromete as próximas declarações.

Só porque você disse que era para sempre e terminou, não quer dizer que é um fingido.

Todos os amores podem ser verdadeiros. Todos podem ser influentes.

Haverá um maior, sim, um amor decisivo, um amor transformador, um amor real, honesto e justo: o Amor Amor.

O Amor Amor não é egoísta, não vai isolá-lo da convivência. Você se duplicará para os próximos. Passará a amar os amigos como nunca. Passará a amar a família como nunca. É tanto amor, que sobrará para muitos.

O que deve prevalecer no temperamento é não desistir, não se entregar para o ressentimento, não defender os sentimentos parados condenando os outros que permanecem em movimento.

Eu acredito que quem casa ou namora várias vezes não é carente. Quem casa e namora várias vezes não é desesperado. Está se moldando à alegria, a superar as diferenças, a se separar, a recomeçar, a sangrar sozinho, a entender as dores e as imperfeições. Apresenta mais chance de ser feliz. Pois a felicidade é maleável, é macia, é elástica. A felicidade é feita para quem tem coragem de sofrer.

Desesperado e carente é aquele que não tenta e vive reclamando, praguejando, amaldiçoando os demais. Desesperado e carente é aquele que se esconde tão bem, que não se encontra e não se dá de verdade.

Desesperado e carente é aquele que não namora ou não casa para não ter que trabalhar emocionalmente e não se decepcionar. Alimenta-se de sombras, de sobras, de rancores.

Amor não é uma vez, são várias vezes até encontrar a pessoa predileta. A pessoa necessária. A pessoa fundamental. A pessoa que supera sua idealização, que lhe devolve a vontade de atravessar suas idades e tempos.

Daí, você descansa por estar andando, como diz minha mãe.

Amor é descansar em estar andando. E andar de mãos dadas jamais cansa.




Publicado no jornal Zero Hora
Coluna semanal, p. 2, 08/10/2013
Porto Alegre (RS), Edição N° 17577

18 comentários:

Unknown disse...

Que coisa linda: "É tanto amor, que sobrará para muitos".

Carine Morais disse...

Fantástico, Carpi!
Quanta força em cada palavra, e o amor! há, o amor! esse assunto inesgotável e escrito assim de forma tão bela, dá uma vontade de amar e amar...

Obrigada por tamanha lindeza!
Beijos meus

Anônimo disse...

Aí sim... adorei o texto!

Anônimo disse...

Maravilhoso!

Sula Piccoli disse...

Esse texto é maravilhoso!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

"Que não seja imortal posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure". Vinicius resumiu um mundo de relacionamentos nesses versos. E é claro temos que ter coragem de nos arriscar sempre sempre e sempre.

ana disse...

Este texto me enlevou tanto quanto estar aqui na Toscana,
escrevendo uma poesia e olhando a paisagem de Montalcino..

Juliêta Barbosa disse...

Amar é não caber em si... É dar espaço para o outro e, juntos, habitarem o mesmo lugar.

A meu ver estamos todos reféns do medo de ser felizes, porque amar dá trabalho, requer envolvimento, renúncia e, sobretudo, distanciamento do mundo de fantasias que criamos, quando decidimos procurar o homem ou a mulher ideal.

Não existe o par perfeito! Não existe entrega de amor sob encomenda em domicílio. Temos que fazer por merecê-lo...

Unknown disse...

Um poeta que sabe brincar com as palavras,que as fazem namorarem,um poeta que toca a alma daqueles que sabe o sentido mais profundo da palavra AMAR.

Parabéns,amei seu Blog.

Unknown disse...

Lindo, lindo, lindo. Não cansei de ler mais de 5 vezes. Indico!

Anônimo disse...

Uma das publicações mais ridículas que li em toda a minha curta vida. "Só porque você se declarou a alguém, isso não compromete as próximas declarações". Este trecho - e o texto todo, quem sabe -, remete minha memória a todos os fracassos que Carpinejar conquistou em sua vida. Lembro de todos os textos falando sobre o "amar" e, alguns dias depois, outras palavras vagabundas fazendo alusão à perda e ao sofrimento.
Ora, amor é amor e quem não foi amado, não ama. Complexa a priori, a afirmativa anterior nos mostra que, se amamos realmente, somos amados por esta mesma pessoa. Aos leigos e sofredores de carteirinha eu afirmo: não é possível amar duas vezes e, em pior nível, não é possível amar e não ser amado.
Quem ama, é sim amado.
Pobre Carpinejar, não deve saber do que falo.
Um outro fator importante a ratificar é, ninguém ama duas vezes. Com isso, quem amou e perdeu jamais foi amado e quem pensa que pode amar o atual parceiro(a) como amava os antecessores é o mais ignorante dos pseudo-intelectuais deste blog.
Não estou aqui a acusar, pelo contrário, coloco meu ponto de vista pela causa mais óbvia: todos os comentários admiram e não percebem o quão mal amado é o autor deste sítio.
Sou casado. Tenho idade suficiente para saber de meus sentimentos e sim, já sofri bastante. Sofrimento este que simplesmente deletei da memória - mas não sem antes contar à minha linda esposa. Sou casado sim, e a amo sim! Mas quer saber a diferença entre o resto e eu? EU AMO E SOU AMADO! E este é o ponto em que quero chegar. Quem ama é sim amado e, se não é amado, não ama também.
Carpinejar sofre disso.
Carpinejar sofre.
Espero que os colegas comentaristas de plantão não se ofendam com minhas palavras. São tão simples quanto as outras, mas com certeza, muito mais conscientes.
Amo minha princesa, amo minha esposa e a ela devo a vida. Por ela eu tiro minha vida. Isso não é fanatistmo, é amor!
E amor, meus amigos, pode ser procurado neste blog, mas jamais será encontrado além de aqui, em minhas palavras.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Lindo! Como sempre desnudando os sentimentos com relação ao amor!Eis nossa missão: amar sempre e sem regras ou pudores!!

Anônimo disse...




Ter 15 Out 2013 20:33

LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…
Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)….

Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre RD de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que RD venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele RD não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas the manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma

maria jullyana disse...

Que texto lindo! Absolutamente lindo, poeta!

Obrigada

Unknown disse...

Dá para amar varias vezes sim...Pq somos humanos e não nos prendemos. Eu amei uma garota,acabamos, agora amo absolutamente a minha namorada atual...O amor é assim,transpassa ,não para... É amar...É O AMOR...PARABÉNS CARPINEJAR

Anônimo disse...

Fabrício, como sempre, DEMAIS!