terça-feira, 15 de outubro de 2013

PENÉLOPE CHARMOSA

Arte de Joaquín Torres Garcia

Quando tinha quatro anos, minha irmã se fingia de morta e eu acreditava. Era o único que acreditava entre os três irmãos.

Ela caía do sofá, e emudecia no tapete vermelho da sala. Ansiava levantá-la, puxava com força sua nuca para cima, dava beijinhos na sua testa de princesa, disposto a desencantar o fim.

Carla demorava a abrir os olhos.

Eu demorava a reaver meu batimento cardíaco.

A cena sugeria que ela me torturava, mas pretendia unicamente se sentir amada. Não conseguia parar de fazer a brincadeira para se enxergar salva.

Ela se comovia com a minha insistência ingênua. Todo entardecer repetia o desmaio e eu acreditava que era de verdade. Toda queda poderia ser real, mesmo a mais fingida. Criança não arrisca errar, criança confia para depois se certificar que se tratava de uma brincadeira.

Acho que Carla não mentia, ela pedia minha ajuda daquele jeito. Cada um inventa seu teatro para entender e explicar a própria vida.

Assim que recolhida do chão, a irmã me abraçava forte, com os dois braços em volta do meu pescoço, imensamente grata por querer resgatá-la dos abismos imaginários. Ela me chamava de seu salva-vidas. Eu a chamava de Penélope Charmosa.

Quase chorava de contentamento porque a protegia do acaso, porque não me negava a reconhecer que estava em perigo, porque não perguntava para agir, atirava-me ao imprevisto para socorrê-la a tempo.

Ao testar minha fé, ela criou minha fé.

Carla é irmã gêmea. Ela é linda, eu sou feio; não temos o rosto igual; não viemos juntos no ventre; há cinco anos de diferença de nosso parto.

Mas gêmeo não é o que nasce junto, é o que sobrevive junto.

Nossa gestação não coincidiu, mas nossa dor sim.

Gêmeo é o que partilha uma lembrança, e se ajuda dentro da memória a seguir com o futuro.

Somos gêmeos de confidência, de ternura, de apoio, das dificuldades familiares, da superação amorosa. Não trocamos nossas palavras por nenhuma telepatia e clarividência.

Nossa irmandade univitelina decorre de uma confiança que jamais será rompida, por mais que o arranjo das vivências seja outro e diverso, por mais que a distância atrapalhe a igualdade dos ombros no abraço.

Ela é intensa, sincera, honesta, fala pelos cotovelos, não aceita alegria pela metade, desafia antes de ser testada.

Eu sou tão parecido com ela, que não duvido que não tenhamos apenas um minuto de diferença entre a gente. Levando em conta nossa semelhança emocional, ela é só um minuto mais velha do que eu. Um minuto.

Eu e ela temos um pacto. Nosso amor é um pacto de infância.

Quando me finjo de morto, é a única que acredita em mim e vem me salvar.




Publicado no jornal Zero Hora
Coluna semanal, p. 2, 15/10/2013
Porto Alegre (RS), Edição N° 17584

11 comentários:

Unknown disse...

Lindo... meus olhos marejaram!

Vanessa Bencz disse...

lindo demais, me emocionei!

Marielli disse...

Ahhh que doce! Todo mundo quer alguém que acredite na nossa dor... que ache que nosso sofrimento é o maior do mundo...e não mera besteira...todo mundo gostaria de ter alguém disposto a nos salvar...as vezes nos salvar de nós mesmos!

Carpi vc é o cara!

Sonia Palma disse...

Amo suas palavras!!!

Mileny Squilasse Pestana disse...

Nossa que coisa mais deliciosa de se ler... meu DEUS!!! Simplesmente LINDO!!!




Mileny- Osasco São Paulo

Anônimo disse...




Ter 15 Out 2013 20:33

LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…
Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)….

Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre RD de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que RD venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele RD não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas the manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma

Lari Bohnenberger disse...

Nossa, que lindo!

Não sei o que é ter uma relação dessas com irmãos, não sou próxima dos meus...

http://oolhardekikadomingues.wordpress.com/ disse...

Vc existe seu lindo!? Generoso nas palavras e no amor que sente pelo "mundo".
Beijo no coração

Anônimo disse...

Ela queria fazer você valorizar o presente que Deus lhe deu, que é ter uma irmã,ali, bem do seu lado. E conseguiu. Mariana Mendes

Unknown disse...

Aos poucos fui conhecendo quem é Fabrício Carpinejar e passei a ser
seguidor deste blog e admirador de seus textos, também tenho meu blog, um humilde blog, se possível faça uma visita por lá, e se ainda continuar com a possibilidade seja um seguidor :D
Obrigado e um abraço

Relogios Famosos disse...

as melhores lojas de replicas de relogios famosos replicas de relogios, lojas no Brasil em informações do segmento.