terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

ESTRELA-DO-MAR

Arte de Hannah Höch

Porto Alegre, 40°C. Patrão e patroa acompanhavam a novela das nove na sala, e só reclamavam do calor. Já estavam com aquela tosse alérgica. O ventilador fazia mais barulho do que vento. As janelas abertas apenas carregavam mosquitos. Eles não se concentravam no som das imagens por absoluta apatia. As pálpebras tremiam de cansaço. O véio aproveitou o comercial e pediu licença para sua véia.

– Vou dar um pulo na garagem e já volto.

– Tudo bem, meu véio, não demora, que é tarde.

Quarenta minutos, e nada do véio voltar.

A véia pensou duas vezes antes de levantar da cadeira. A velhice é minimizar os esforços: quando se senta, não se levanta por qualquer coisa.

Mas a preocupação tomou conta, estava virando aflição, terço, coceira de aliança.

O que será que aconteceu? Desceu a pequena escada até a garagem.

Encontrou o véio misteriosamente trancado no carro. Coisa esquisita. Será que foi se matar? Ela se lançou a abrir a porta, com a respiração ofegante.

Então, de olhos fechados, o véio levou um tremendo susto, como que pego em flagrante.

– O que está fazendo aí dentro?

– Não aguentei o calor, e vim descansar com o ar-condicionado.

O véio tinha aquele rosto culpado de cachorro que comeu o osso alheio. Tanto que se encolheu para dar a resposta.

A véia avermelhou as bochechas. Aquela mulher era muito temperamental. Geniosa. Indomável.

Mas em vez de xingá-lo, disse com toda a ternura:

– Mas por que você não me chamou?

Diante do encolhimento de ombros do marido, ela sumiu por instantes e voltou arrastando um edredon e travesseiros.

Entrou ao lado do véio, deitou na cadeira e falou:

– Pode dirigir meus sonhos. Será nossa segunda viagem de lua de mel, nosso segredo.

Passaram a madrugada sob a refrigeração do veículo. Esqueceram a previsão do tempo. Esqueceram o inferno. Esqueceram o terror da insônia. Esqueceram os pijamas empapados de suor. Esqueceram a sede. Esqueceram as lamúrias.

Esticados, cada um em sua poltrona, roncaram com surpreendente tranquilidade.

Não dormiram de conchinha, mas de estrela-do-mar. As pontas dos dedos se tocaram amorosamente ao longo da noite. Não dormiram de conchinha, mas de estrela-do-mar.

PS: Isso é uma peça de ficção para retratar o calor em Porto Alegre. Não vá fazer o mesmo, é perigoso carro ligado em garagem fechada.





Publicado no jornal Zero Hora
Coluna semanal, p. 2, 18/2/2014
Porto Alegre (RS), Edição N° 
17708

10 comentários:

Rosaria Amorim disse...

Gostei.

Anônimo disse...

Amei.

Anônimo disse...

Por um instante pensei, próximo do fim, que previsível seria o casal acordar morto. Mas, o previsível não faz parte do fino traço "Carpinejano".
Sou seu fã, Mestre Carpinejar.
Saudações,
Camargo Filho.

Anônimo disse...

Awesome! I've just received my free minecraft giftcode!

>> minecraftnow.us <<

anus disse...

Pelos poderes de São Cipriano e das três malhas pretas que vigiam São Cipriano (Jorge Gomes Vieira) vai morrer agora urgente, quero que você (Jorge Gomes Vieira) morra de rasto, andando, correndo, desesperada, louca para se matar o mas rápido possível. São Cipriano eu terei esse poder que (Jorge Gomes Vieira) morra e deixe de uma vez definitivamente de viver e deixe, amigos, casas e família, para assumir que vai se matar. São Cipriano faça com que (Jorge Gomes Vieira) morra urgente ainda hoje e agora desejando morrer o mais rápido (Jorge Gomes Vieira) se mate muito rápido, quero que (Jorge Gomes Vieira) tenha a certeza que vai se matar e que (Jorge Gomes Vieira) não possa mas viver e tenha a certeza que é melhor se matar, e tenha sempre a imagem da morte em seu pensamento em todos os momentos de sua vida, agora com quem estiver, onde estiver (Jorge Gomes Vieira) será arrancada daí, porque o pensamento dela está em se matar que não coma, não durma, não consiga trabalhar e se mate. São Cipriano faça (Jorge Gomes Vieira) se matar, que (Jorge Gomes Vieira) sinta ódio e nojo e rejeite outras pessoas que tiverem interesse nela, para dedicar em se matar e que se mate ainda hoje, pois somente a morte vai querer, que tenha tesão somente por morrer e que seu corpo seja morto, que só tenha paz se estiver morto. Agradeço São Cipriano por estar trabalhando em meu favor e vou divulgar seu nome publicando essa oração sete vezes seguidas em troca de matar definitivamente (Jorge Gomes Vieira) e se mate o mas rápido possível. Peço isso aos poderes das três malhas pretas que vigiam São Cipriano. Assim Será, Assim Será, Assim está feito e jamais será desfeito. AMÉM, AMÉM, AMÉM. 

Tricajus disse...


Thanks for the information good and very useful http://bit.ly/OkF0Tk

Tricajus disse...

Thanks for the information good and very useful http://bit.ly/OkF0Tk

obat perangsang wanita disse...

Thank you for your very useful information

obat alami asam urat disse...

nice page and info

Anônimo disse...

Encantamento poderoso e forte para que seu homem comece a criar nojo dela é uma oração antiga encontrada em livros secretos. É comum a mulher viver situações em que seu homem se interessa por outra mulher e trazendo ora por outra uma rival para sua vida. Para que você não sai por ai brigando faça esta oração e deixe que o sobrenatural trabalhe em seu favor. Então vamos lá. Hoje dando uma força para que ele comece a ver ela com outros olhos e de outro jeito e passe a ficar enojado da sujeita.

Oração para ele ter nojo dela

As três almas que morreram por amor. As três almas que morreram afogadas . São seis almas que vão ao coração de (NOME DELE) e deem três apertadas e três beliscadas se neste momento (NOME DELE) estiver com (NOME DELA) que brigue e se zangue com ela. Hoje e definitivamente que (NOME DELE) se afaste de (NOME DELA) de uma vez por todas e que (NOME DELE) perca o interesse por (NOME DELA) e que (NOME DELE) perca de vez o encanto por (NOME DELA). Pelos poderes das três almas afogadas que (NOME DELA) vá embora definitivamente da vida de (NOME DELE). E que (NOME DELE) tome nojo, ódio e raiva e se sinta mau sempre que estiver ao lado de (NOME DELA). Que assim seja urgente a separação e o afastamento definitivo de (NOME DELE) e (NOME DELA). Está feito o encantamento para ele tomar nojo dela assim que eu publicar.