segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

DIGA-ME O QUE TEM NA GELADEIRA

A geladeira é a saúde dos laços, a paz da intimidade.

Ela acusa se o casal anda feliz e cuida um do outro.

Como não há mais necessidade de descongelá-la para fazer a limpeza, pede a revisão semanal do que há dentro.

Desesperador quando ela passa a cheirar mal e nenhum dos dois descobre o que está estragado.

Quem diz que a lealdade não está vencida?

Perderam a noção do que é consumido. E também do que a família deseja ou come. Pois a fome e o amor estão intimamente ligados.

A alegria está em abrir a geladeira a todo momento para verificar possibilidades de convivência e interação. Espiar a geladeira com frequência é renovar os pensamentos e a vontade de estar junto, é preparar surpresas e se preocupar com o próximo passo da boca - o beijo demorado vem na carona de uma garfada deliciosa.

A geladeira é o espelho escondido, é a câmera oculta do povoamento do espaço e das gentilezas.

Casal que não se vê e não conversa não tem mais o controle dos mantimentos guardados. Compra e não usa. Adquire e não vê. Não explora a solidariedade do café da manhã e a solidão do fim da noite. Assim como comete o desperdício dos alimentos, vai dispensando a troca de olhares e as brincadeiras na cozinha.

Quer algo mais triste do que um pote de margarina abandonado? Um pote de margarina ao fundo dos hábitos, com a sua gramatura creme endurecida pelo desuso, onde nem mais a faca perfura a sua superfície?

Os andares das geladeiras representam o edifício de nossos gestos. Um congelador abarrotado e a parte baixa da refrigeração vazia mostram o quanto adiamos os planos e projetos. Denota que a relação também vive um purgatório, de estremecida esperança. Não existe a preocupação em aproveitar o dia, e sim a mania de postergá-lo para mais adiante, a um futuro incerto no gelo. Sinaliza almoços e jantares que nunca acontecerão, presos eternamente na lista de mercado.

Quem não para um momento no lar desconhece a validade dos sonhos e produtos. Não usa o que foi comprado, não joga fora o que não presta.

A geladeira revela a higiene mental do par amoroso. É uma porta secreta, uma porta dos fundos das emoções, com acesso direto ao coração das pessoas.

Publicado em O Globo em 12/10/2017

Nenhum comentário: