quinta-feira, 21 de março de 2019

ESTÁ NA HORA DE TROCAR OS PAPÉIS

Mulher deveria pedir o homem em casamento. É mais decidida e mais esperta no amor. Tem o espírito da ocasião, sabe o momento ideal, propõe romance sem deixar de ser direta. Não ficará enrolando, não será infantil, não haverá a necessidade de trocar de anel na loja.

Homem desperdiçou, por séculos, o seu direito de pedir em casamento. Deve aceitar a sua incompetência e largar o papel. Faz suspense e se engasga de vergonha. Prepara mal a surpresa, todos descobrem com antecedência. É capaz de engolir a aliança dentro da espumante. Quando vai se ajoelhar, acaba rezando.

Mulher pedirá em casamento na época certa, na hora certa, quando os laços estão fortes e seguros, quando a paixão incendeia os olhos.

Homem não, repare que homem só pede em casamento tarde demais, quando já perdeu a mulher. Como um último esforço para reconquistá-la, como uma desesperada cartada para não restar sozinho. Pede quando a relação está por um fio, no fim. Entrega a sua vida de solteiro para se redimir dos erros do namoro. Pede em casamento porque não tem opção. Pede porque não tem mais o que oferecer. Pede porque adiou infinitamente, por motivos aleatórios. Isso quando não pede a mão para se livrar da pressão da ex, na mania de emendar casas e histórias.

Casamento é forca para o homem. Para a mulher, é força.

Casamento é reconciliação para o homem, um modo de abafar as desconfianças. Para a mulher, é confiança desde o início, ousadia, coragem, uma tentativa louca de ser feliz a dois.

Publicado em O Globo em 04/4/2018

Nenhum comentário: