segunda-feira, 25 de março de 2019

SÍNDROME DE BARBOSA

Bélgica saiu da Copa, e é uma seleção histórica, da altura dos grandes times estelares como a Laranja Mecânica (1974 e 1978), dotada de habilidosos incríveis como Hazard e De Bruyne, mas o país belga não chorou a eliminação. Não houve consternação nacional em Bruxelas. Não se viu cenas de agonia e de fim de mundo. Os torcedores entenderam a naturalidade da derrota, assim como compreendem a dinâmica da vitória.

O esporte é planejamento, parte de um processo evolutivo, é simplesmente levantar as falhas e pontos positivos e se preparar melhor para a próxima competição. O que são 4 anos para quem projetou as próximas duas décadas?

O Brasil, talvez por ser um país recente, é imaturo. Extremista, vive entre o tudo ou nada. A derrota é um fracasso total, a vitória é uma redenção. Como se fôssemos marionetes ora na mão de Deus, ora nos dedos do Diabo. É um fatalismo que inibe a construção gradual de triunfos. Emocionalmente, somos do terremoto, para o bem e para o mal. Da amnésia coletiva. Devastamos qualquer fórmula com a obtenção da taça ou com a perda dela. Não há sequência.

Nas desclassificações, procuramos culpados porque parece que jogamos sozinhos, que perdemos sozinhos, que nunca enfrentamos uma equipe superior. Não admitimos sermos superados, não toleramos a desvantagem, não elaboramos os nossos defeitos já que personalizamos os fiascos. Excluímos jogadores, amaldiçoamos jogadores, realizamos bullying a jogadores, destruímos a carreira de jogadores, devido a um único dia menos inspirado na Copa. A cobrança é irreal, injusta e devastadora. Não aprendemos com o exemplo do goleiro Barbosa, do Maracanaço de 50. Por toda a vida, ele seguiu o destino de proscrito, de pé-frio, isso que não tomou um frango de Ghiggia, era apenas uma bola defensável.

A caligrafia torta deve ser endireitada. Para o nosso equilibro cultural. Para a nossa saúde mental. A passionalidade forma uma grande torcida, mas não nos prepara ao sucesso. Tite precisa continuar. É o melhor técnico em atividade no país e um dos melhores do mundo. Ele sabe se reinventar na progressão da carreira. Já tem uma base para o Catar. Só perdeu duas vezes desde que assumiu, em retrospecto de mais de 80 por cento de aproveitamento. Foram vinte vitórias e uma humildade de quem jamais se isenta da responsabilidade no vestiário e nos microfones. Ele é um exemplo de profissional para mim.

Crônica publicada em 11/7/2018

Nenhum comentário: